sábado, 23 de abril de 2011

EMPARN PREVÊ MAIS CHUVAS NO SERIDÓ ATÉ À PROXIMA SEMANA ( Meteorologia )


Emparn prevê mais chuvas no Seridó até a próxima semana

Publicação: 21 de Abril de 2011 às 17:16


As chuvas que voltaram a cair no Seridó esta semana devem continuar pelos próximos dias, é o que informa o meteorologista da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte – EMPARN, Gilmar Bristot.

O que está causando a continuação das chuvas na região é atuação da Zona de Convergência Intertropical sobre o Nordeste do Brasil, devido às boas condições do vento e dos oceanos. As precipitações confirmam que o estado terá um inverno de normal, a acima do normal no período de 2011.

sidney silvaExcesso de água contribuiu para aumentar volume de rios e açudes na regiãoExcesso de água contribuiu para aumentar volume de rios e açudes na região
“Os modelos meteorológicos apontam que na próxima semana todos os dias são esperadas chuvas região do Seridó, inclusive na quarta ou quinta-feira, nós teremos precipitações mais fortes do que às que caíram até agora. Com isso nós poderemos passar de uma situação de tranqüilidade, para uma de emergência, caso se confirmem, porque nós poderemos ter o enchimento de praticamente todos os reservatórios que poderão causar o alagamento de algumas áreas mais baixas, por exemplo em Caicó”, disse.

#maisinformações#Com relação a falta de chuva durante o mês de março, Gilmar Bristot disse que diferente do que sempre ocorreu, as precipitações se concentraram na regiões centro-oeste e sudeste do Brasil. Estas chuvas ocorridas lá, causaram a criação de uma alta pressão atmosférica sobre a região do Norte.

“No período de 10 à 20 de março, nós tivemos ventos de sudeste de baixos níveis bloqueando a aproximação da Zona de Convergência Intertropical”.

A recomendação da Emparn é que os prefeitos e chefes de Defesa Civil do Estado adotem providências de prevenção urgentes diante do quadro de previsão de chuva para os próximos dias. “Prevenir não faz mal nenhum. É bom prevenir para que não tenhamos problemas com as chuvas que deverão cair”, disse.

Precipitações

Chuvas intensas foram registradas em Caicó e região na noite de quarta-feira e madrugada de quinta-feira. De acordo com os registros pluviométricos, as precipitações ultrapassaram os 100 milímetros em muitas cidades e sítios.

Na quarta-feira (20) a chuva por volta das 21he só terminou às 6h da manhã do dia seguinte, o que ocasionou o transbordamento de alguns reservatórios em comunidades rurais, como foi o caso da barragem localizada na Fazenda Belém às margens da BR 427. Ela foi construída no leito do Rio Sabugi que está com um nível de água alto.

Confira algumas precipitações registradas de quarta para quinta-feira:

Sítio Serraria (Caicó) – 100mm
Sítio Algodão (Caicó)– 140mm
Sítio São Bernardo (Caicó)– 120mm
Sitio Manhoso (Caicó) – 100mm
Sitio Mulunguzinho (Caicó) – 150mm
Sítio Lagoa do Meio (c– 150mm
Sítio Pitombeira (Caicó) – 180mm
Sítio Caiçara (Caicó)– 90mm
Sítio Casa Nova de Brejinho – (São João do Sabugi) – 134mm
Sítio Logradouro dos Enéas (Caicó) – 90mm
Sítio Alecrim (Serra Negra do Norte) – 104mm
Sítio Algodão (Caicó)– 138mm
Sítio Batentes (Caicó)– 110mm
Sítio Cachoeirinha (Caicó)-170mm
Sítio Amparo (Jardim de Piranhas) – 120mm
Sítio Quixaba – (São José do Seridó) – 125mm
Distrito Palma – 150mm
Sítio Cruzeiro do Sul (Caicó)– 130mm
CERES – UFRN – Estação Automática do INMET (Caicó) – 111,4mm
Barra da Espingarda (Caicó) – 130mm
Sítio Lajes de Cima (Ouro Branco) – 70mm
Sítio Bonito (Caicó) – 120mm
Sítio Várzea Alegre (Caicó) – 110mm
Sítio Carbaúba (Caicó) – 100mm
Sítio Juazeirinho – (Jardim do Seridó) – 110mm
Sítio São Nicolau de Cima (Serra da Formiga) – 102mm
Sítio São Nicolau de Baixo (Serra da Formiga) – 125mm
Sítio Cabaceira (Jardim do Seridó) – 140mm

FONTE: Tribuna do Norte

Nenhum comentário: