quinta-feira, 21 de abril de 2011

ELEVAÇÃO DO NÍVEL DO MAR DESENCADEIA DESASTRES NA CHINA ( Meio Ambiente )

20/04/2011 - 11h32

Elevação do nível do mar desencadeia desastres na China

Por Ben Blanchard

PEQUIM (Reuters) - A elevação gradual do nível dos mares, causada pelo aquecimento global nos últimos 30 anos, contribuiu para um número crescente de desastres ao longo da costa chinesa, disse a agência de notícias estatal Xinhua nesta quarta-feira.
O nível dos mares no litoral da China subiu 2,6 mm por ano nas últimas três décadas, afirmou a Xinhua, citando documentos da Administração Oceânica do Estado.
As temperaturas médias do ar e do mar em áreas costeiras aumentaram 0,4 e 0,2 graus Celsius respectivamente nos últimos 10 anos, acrescentou a agência.
"Como desastre marinho 'gradual', o efeito cumulativo da elevação do nível dos mares pode 'agravar tempestades, erosão na costa, invasão do mar e outros desastres'", teria declarado a administração oceânica segundo a Xinhua.
Um especialista do organismo, Liu Kexiu, disse que a elevação do nível dos mares é resultado do aquecimento global.
"Outros fatores-chave são o rebaixamento do solo causado por atividades humanas, incluindo a excessiva exploração de água subterrânea, e a construção intensa de altos edifícios em áreas litorâneas", disse Liu.
A alta e crescente emissão de dióxido de carbono da China, principal causador do efeito estufa originado pela queima de carvão, óleo e gás, colocou o tema no centro das negociações de um novo pacto mundial para reduzir as emissões responsáveis pelo aquecimento global.
O governo prometeu cortar o montante de dióxido de carbono emitido por combustíveis fósseis por unidade de crescimento do PIB para 17 por cento nos próximos cinco anos.
Mas a China têm dito repetidamente que não aceitará um limite mais rigoroso para o total de emissões, classificando-o como um fardo injusto sobre as nações em desenvolvimento que têm emissões muito mais baixas por pessoa do que as economias ricas.

FONTE: UOL Notícias.

Nenhum comentário: