segunda-feira, 9 de agosto de 2010

METEORITO DO BENDEGÓ... O MAIOR AERÓLITO JÁ ACHADO EM SOLO BRASILEIRO ( Bahia/Brasil-AMÉRICA DO SUL ) )

Meteorito do Bendegó

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Ir para: navegação, pesquisa
O meteorito do Bendegó, também conhecido como Pedra do Bendegó (ou Bendengó) é um meteorito encontrado no sertão baiano, sendo o maior aerólito já achado em solo brasileiro, e 15º maior do mundo. Desde 1888, ele está em exposição no Museu Nacional da Quinta da Boa Vista[1].

Índice

[esconder]

[editar] Descoberta

O meteorito do Bendegó, também chamado Pedra do Bendegó (ou Bendengó)Monte Santo[1]. É o maior meteorito já encontrado em solo brasileiro, e o 15º do mundo. A julgar pela camada de 435 cm de oxidação sobre a qual ele repousava, e a parte perdida de sua porção inferior, calcula-se que estava no local há milhares de anos[2]. foi encontrado em 1784 pelo menino Bernardino da Mota Botelho, filho do vaqueiro Joaquim da Mota Botelho, próximo ao riacho do Bendegó, então município de
A respeito do ano da descoberta há uma certa confusão, sendo que a maioria das fontes, incluindo historiadores baianos como José Aras e José Calasans, citam o ano de 1784. Porém em alguns lugares pode se encontrar o ano de 1774.
A notícia do achado correu o mundo, chegando aos ouvidos do governador D. Rodrigues Menezes, que em 1785 [3] ordenou o seu transporte até Salvador, pelo capitão-mor da vila de Itapicuru, Bernardo Carvalho da Cunha. Devido ao peso de mais de 5 toneladas, mesmo com doze juntas de bois não foi possível transportá-lo, e a pedra acabou despencando ladeira abaixo e caindo no leito seco do riacho Bendegó, a 180 metros do local original. Ali ficou por mais de 100 anos.

[editar] Primeiras Pesquisas

Em 1810 a pedra foi visitada pelo cientista A. F. Mornay, que constatou realmente tratar-se de um meteorito. Com muita dificuldade conseguiu retirar alguns fragmentos, que foram enviados à Real Sociedade de Londres, junto com uma descrição de observações pessoais, para serem investigadas pelo cientista Wollaston, que em 1816 publica um artigo sobre a pedra no periódico científico Philosophical Transactions.
Em 1820, a dupla de naturalistas alemães Spix e Martius foram conhecer o meteorito, encontrado ainda sobre os restos da carreta com a qual tinha despencado ladeira a baixo em 1785. Depois de atearem fogo à pedra por mais de 24 horas, conseguiram retirar alguns fragmentos que foram levados à Europa, o maior deles sendo doado ao Museu de Munique.

[editar] Transporte

Em 1886 Dom Pedro II tomou conhecimento da existência do meteorito ao visitar a Academia de Ciências em Paris, e decidiu providenciar sua remoção da caatinga. Criou-se uma comissão de engenheiros sob liderança do oficial aposentado José Carlos de Carvalho.[4] Em 1888, por ocasião do prolongamento da Estrada de Ferro de São Francisco, que passava a 108 quilômetros de onde estava o meteorito, esta comissão iniciou a segunda tentativa. O transporte da pedra da caatinga para a capital acabou se tornando uma das mais complexas empreitadas da história do transporte durante o Império. Por iniciativa do Visconde de Paranaguá, se providenciou o seu traslado num carretão puxado por juntas de bois, deslizando sobre trilhos.
Passou por Gameleira e Cansanção, chegando à estação ferroviária do Jacurici, município de Itiúba, depois de uma marcha de 126 dias pela caatinga. Ali foi embarcada para Salvador, chegando em 22 de maio de 1888. Lá ficou em exposição durante 5 dias, e em 1º de Junho embarcou no vapor "Arlindo", seguindo para Recife, de onde foi enviado para o Rio de Janeiro, sendo recebido no dia 15 de junho de 1888 pela Princesa Isabel, e entregue ao Arsenal de Marinha da Corte. Hoje encontra-se no Museu Nacional na Quinta da Boa Vista[1][5]
No ponto de sua queda se construiu um marco de pedra em forma de pirâmide, para inaugurar os trabalhos de transporte. O marco continha inscrições homenageando a Princesa D. Isabel, o Imperador D. Pedro II, o Ministro da Agricultura, Rodrigo Silva, o Visconde de Paranaguá e os membros da Comissão de Transporte do Bendegó. Poucos anos depois este marco foi destruído por moradores da região, durante uma grande seca, por crerem que a seca era um castigo do céu pela retirada da pedra. Depois de escavar o local encontraram uma caixa de ferro contendo o termo de inauguração do trabalho de remoção, e um Boletim da Sociedade Brasileira de Geografia, que publicava um memorial sobre o meteorito.[6]

[editar] Medidas, composição e réplicas

A pedra mede aproximadamente 2,20m x 1,45m x 58 cm, e tem um peso de 5.360 quilos. Tem formato achatado, parecendo uma sela. Um extremo do meteorito foi cortado para análise, determinando-se a sua composição de ferro e 6,5% de níquel com outros elementos em pequena quantidade. Os resultados da análise foram publicados em Estudo sobre o Meteorito do Bendegó, Rio de Janeiro 1896.
Existem hoje 4 réplicas da pedra, em tamanho real. A primeira foi confeccionada em madeira para figurar na Exposição Universal de Paris em 1889, e está hoje no Palais da Découverte em Paris. A segunda, em gesso, foi feita na década de 1970 e está no Museu do Sertão em Monte Santo, próximo ao lugar onde o meteorito foi originalmente encontrado. Outras se encontram no Museu Geológico da Bahia, em Salvador, e no Museu Antares de Ciência e Tecnologia, em Feira de Santana - BA [7][8]

[editar] Importância para a região

Muitos habitantes da região ressentem o fato de a Pedra ter sido levado para o Rio de Janeiro. Lê-se no cordel "A Saga da Pedra do Bendegó":
A pedra constituída
De Ferro, Níquel e encanto.

Até o dia de hoje

Provoca tristeza e encanto

Queremos nossa pedra de volta

De volta pro nosso canto.
[9]
Se o meteorito estivesse exposto na região onde foi achado - região que se tornou conhecida mais tarde por ser o lugar onde se travou a Guerra de Canudos - isso poderia ser um grande incentivo ao turismo e à economia local.
                                                      

FONTE: Wikipédia, a Enciclopédia Livre.

Nenhum comentário: