segunda-feira, 9 de agosto de 2010

PAÍSES DO MUNDO ( Belize/AMÉRICA CENTRAL )

Belize

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Belize Belize
Bandeira do Belize
Brasão de armas do Belize
Bandeira Brasão de armas
Lema: Sub Umbra Floreo (latim)
"Floresço à sombra"
Hino nacional: Land of the Free
Gentílico: Belizenho, belizense

Localização

Capital Belmopan
Cidade mais populosa Cidade do Belize
Língua oficial Inglês (o espanhol e o crioulo belizenho são reconhecidos como línguas regionais)
Governo Democracia parlamentarista e monarquia constitucional
 - Rainha Isabel II do Reino Unido
 - Governador-geral Colville Young
 - Primeiro-ministro Dean Barrow
Independência do Reino Unido 
 - Declarada 21 de Setembro de 1981 
Área  
 - Total 22.966 km² (150.º)
 - Água (%) 0,7
População  
 - Estimativa de 2008 320.000[1] hab. (173.º)
 - Densidade 13 hab./km² (202.º)
PIB (base PPC) Estimativa de 2007
 - Total US$ 2,399 bilhõesUSD[1] (163.º)
 - Per capita US$ 7.720 USD[1] (76°.º)
Indicadores sociais
 - IDH (2007) 0,772[2] (93.º) – médio
 - Esper. de vida 76,1 anos (49.º)
 - Mort. infantil 16,4/mil nasc. (80.º)
 - Alfabetização 75,1% (127.º)
Moeda Dólar de Belize (BZD)
Fuso horário (UTC-6)
Cód. Internet .bz
Cód. telef. +501
Belize (antigamente Honduras Britânicas) é um pequeno país da América Central, limitado a norte pelo México, a leste pelo Golfo de Honduras e a sul e a oeste pela Guatemala. Belmopan é a capital do país enquanto a cidade de Belize é a maior cidade.

Índice

[esconder]

[editar] História

Até à chegada dos europeus, era habitada pelos maias. No meio do Século XVII chegaram mateiros ingleses à costa. Os espanhóis não tinham chegado até essa zona. Em 1968, os E.U.A. foram juízes de arbitragem para que o Reino Unido e Guatemala1981. Guatemala reconheceu a república em 1992. reconhecessem a independência de Belize, o que se conseguiu em

[editar] Política

Belize é uma democraciaparlamentar e membro da Commonwealth. O monarca britânico é o chefe de estado e é representado no país por um governador-geral que deve ser belizenho. O principal órgão executivo do governo é o gabinete, liderado por um premier que é chefe de governo. Os ministros do gabinete são membros do partido político com maioria no parlamento e geralmente mantêm os cargos eleitos dentro dele concorrentemente com suas posições no gabinete.

[editar] Subdivisões

[editar] Geografia

O norte de Belize consiste principalmente de planícies costeiras planas e pantanosas, densamente florestadas em alguns lugares. Para o sul se encontra a corrente montanhosa baixa das Montanhas Maia, das quais o ponto mais alto em Belize é o Pico Victoria, a 1160 metros de altura. Belize se encontra localizada entre os rios Fundo e Sarstoon, com o Rio de Belize fluindo no centro do país. Ao longo de toda a costa caribenha se encontram recifes de coral. Belize é o lar da barreira de coral mais longa do hemisfério ocidental e a segunda mais longa no mundo depois da Grande Barreira de Coral.
O clima local é tropical e normalmente muito quente e úmido. A temporada chuvosa dura de maio a novembro, durante a qual perigos naturais como furacões e inundações são comuns.

[editar] Economia

A pequena e essencialmente privada economia do Belize baseia-se principalmente na agricultura, na indústria de base agrária e no merchandising, com o turismo (em especial as áreas ligadas ao mergulho) e a construção crescendo em relevância econômica nos últimos anos. O açúcar é o produto agrário mais importante e é responsável por quase metade das exportações, enquanto que a indústria da banana é o maior empregador do país. A produção de citrinos tem-se constituído numa indústria importante ao longo da estrada Hummingbird.
As políticas expansiva, monetária e fiscal do governo iniciadas em setembro de 1998 levaram a um crescimento do PIB de 6,4% em 1999 e de 10,5% em 2000. O crescimento regrediu para 3% em 2001 devido à desaceleração econômica global e a severos danos à agricultura, pescas e turismo provocados por furacões. As principais fontes de preocupação governamental continuam a ser o crescimento rápido do déficit comercial e a dívida externa. Um objetivo-chave de curto prazo é a redução da pobreza com a ajuda de doadores internacionais.
Em 2009, havia mais belizianos vivendo fora do país (em especial nos Estados Unidos) do que no próprio Belize, e uma porção muito significativa do PNB do Belize provém das remessas desses emigrantes.

[editar] Demografia

Evolução demográfica em Belize.
A população do Belize é composta em sua maior parte por pessoas de ascendência multirracial. Cerca de metade da população de Belize é de ascendência mista, maia e europeia (mestiços), 25% são de ascendência africana e afro-europeia (crioula), cerca de 10% são maias e cerca de 6% são afro-ameríndios (Garifuna). O restante inclui grupos de origem europeia, indiana, chinesa, norte-americana e do médio oriente.
O inglês é a língua oficial. A maior parte dos belizinos que não tenham imigrado recentemente de países vizinhos têm pelo menos um conhecimento básico de inglês. O inglês e um crioulo inglês predominam ao longo da costa e no centro e sul do país. No oeste e no norte, o espanhol é mais falado. O espanhol é a língua materna de cerca de 50% da população e é falado como segunda língua por outros 20%. Os vários grupos maia ainda falam línguas maia e um dialecto crioulo inglês, semelhante aos dialectos crioulos das ilhas das Caraíbas de língua inglesa, é falado pela maioria. Algumas comunidades do sul do Belize falam principalmente garifuna.
Cerca de 50% da população é católica romana. A igreja anglicana e outros grupos cristãos protestantes compõem a maior parte do restante. Cerca de 5% pertence à comunidade menonita de língua alemã/Plautdeutsch.

[editar] Cultura

No Belize falam-se as línguas inglesa e espanhola.
O país já foi uma colônia britânica, por isso fala inglês com acento britânico.
Belize localiza-se logo ao sul do México, recebendo influências culturais daquele país.
O Belize é um país predominantemente católico, muitas escolas trazem nome de santos ou referências bíblicas e a educação religiosa faz parte da grade curricular.
A televisão exibe principalmente programação importada, em geral de países do restante do continente americano (do norte, central e do sul).
A cidade de Orange Walk se destaca pela produção de laranjas.
A presença de cobras e crocodilos em certos pontos causa a necessidade de construção de casas de palafitas, elevadas sobre bases de marquises de madeira, para proteção.
Há esconderijos subterrâneos de proteção contra furacões tropicais.
Feriados
Data Nome em português Nome local Observações


Nenhum comentário: