domingo, 10 de abril de 2011

CENSO NAS ILHAS CANÁRIAS RESULTA NA DESCOBERTA DE 20 NOVAS ESPÉCIES ( Biodiversidade )

01/04/2011 - 12h36

Censo nas ilhas Canárias resulta na descoberta de 20 espécies


DE SÃO PAULO
Um censo para catalogar a biodiversidade nas ilhas Canárias, na Espanha, levou à descoberta de 20 novas espécies, anunciou em Madri nesta sexta-feira a organização internacional Oceana, que se dedica à proteção e conservação dos oceanos.
Além das formas de vida inéditas --esponjas do mar, corais, ostras gigantes, peixes exóticos e arraias dadas como extintas, entre outras--, 500 espécies foram identificadas durante a expedição com duração de dois meses, realizada em 2009.

Carlos Minguell/Oceana
Peixes "Thalassoma pavo"; censo da biodiversidade das ilhas Canárias catalogou 500 espécies; veja fotos
Peixes "Thalassoma pavo"; censo da biodiversidade das ilhas Canárias catalogou 500 espécies; veja fotos
Para proteger essa rica variedade, a Oceana também apresentou em Madri um documento com 42 medidas de proteção aos 74.000 quilômetros quadrados que formam as reservas marinhas existentes nas ilhas Canárias.
Hoje, apenas 0,15% do bioma marinho está protegido, mas pelo estudo proposto pela organização de preservação, esse número poderia subir para 15%.
Um programa de proteção, a Red Natura 2000, está em vigor na região, mas a Comissão Europeia já indicou que ele é insuficiente para assegurar a existência das espécies, visto que a exploração pesqueira, a aquicultura e a infraestrutura costeira as colocam em risco

FONTE: Folha.com/Ambiente

Um comentário:

flavio disse...

caro amigo sou flavio primo de irandir da laurentur turismo rural em bezerros Pe se voce gosta de lugares bacanas va até serra negra,e fale com irandir.www.laurentur.com.br vc vai gostar leve um grupo ele cuida de tudo hospedagem, café,almoço e aproveita para ganhar uns trocados também.