sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

15 EVENTOS QUE AMEAÇAM A HUMANIDADE ( Artigo Científico ) "PARTE XV"

Aquecimento global

 
Causa: Humana
Tipo: Global e terminal
Já aconteceu antes? Sim

O planeta Terra está ficando cada vez mais quente. Segundo dados do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), os dias frios estão se tornando cada vez mais raros, e os quentes mais comuns. No último século, a temperatura média global subiu 0,74 grau Celsius. O aquecimento ainda é pequeno se comparado às estimativas para os próximos 100 anos, que vão de um grau Celsius a 6,4 graus Celsius. 

A maioria das pesquisas aponta que a atual elevação da temperatura tem causa humana. Segundo o IPCC, a maior parte desse aquecimento é causada pelas emissões cada vez maiores de gases do efeito estufa, como dióxido de carbono e metano. Lançados na atmosfera, esses gases seguram no planeta a radiação emitida pelo Sol e refletida pela Terra. Os níveis desses gases têm aumentado desde o inicio da era industrial, quando as primeiras máquinas a carvão começaram a emitir dióxido de carbono. Hoje, os pesquisadores responsabilizam a queima de petróleo nas indústrias e nos transportes por boa parte do aquecimento. 

Mudanças na temperatura global são, porém, comuns na história da Terra. Elas já aconteceram no passado e tendem a voltar a acontecer naturalmente. Há 100 milhões de anos, por exemplo, a temperatura no planeta era até 8 graus Celsius maior. Mas isso não quer dizer que esse tipo de evento não tenha consequências desastrosas. Alterações climáticas no passado estão associadas a extinções em massa — o que, definitivamente, não é um bom sinal. 
 
Os efeitos do atual aquecimento no clima global já começam a ser sentidos. Segundo o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários, 70% dos desastres que acontecem hoje em dia são relacionados ao clima – contra 50% há duas décadas. Pesquisadores apontam que, nos próximos anos, a quantidade de tempestades, alagamentos e secas deve continuar aumentando. Segundo um estudo da Universidade Rutgers, dos Estados Unidos, mesmo que o aquecimento fique apenas nos dois graus Celsius, o nível do mar deve aumentar entre 12 a 22 metros, provocando danos econômicos e humanitários irreparáveis. 
 
Com tantos prognósticos terríveis, a humanidade começou a se mexer. Em 2009, na 15ª Conferência do Clima (COP-15) da Organização das Nações Unidas, governantes decidiram estabelecer um aumento de dois graus Celsius na temperatura global como o limite aceitável para os próximos 100 anos. Para que esse valor seja atingido, os países precisarão reduzir drasticamente suas emissões de gases do efeito estufa nos próximos anos. Um documento da consultoria internacional PricewaterhouseCoopers (PwC), mostra, no entanto ,que o objetivo dos dois graus Celsius está cada vez mas distante. O mais provável é que a elevação fique em torno dos quatro graus Celsius.

Os cientistas apontam algumas alternativas para driblar o aquecimento, que deveriam ser adotadas o mais cedo possível para ter efeito prático. Uma delas é substituir o uso de combustíveis fósseis pelo de energias renováveis, como a energia eólica e a solar. Além disso, estão sendo desenvolvidas técnicas cada vez mais efetivas para capturar o carbono que seria lançado no ar e armazená-lo bem longe da atmosfera – de preferência debaixo da terra ou no fundo do mar.
 
FONTE: Revista Veja/Ciência

Nenhum comentário: