terça-feira, 15 de janeiro de 2013

AVENTURAS E EXPEDIÇÕES NA CAATINGA SERIDOENSE, POR DEAN CARVALHO ( Homem/Natureza/Caatinga Nordestina )

                                                     Terras do Cardão 

 
Nos últimos dez anos, tenho dedicado parte do meu tempo disponível, na exploração da "mata da caatinga" existente em Carnaúba dos Dantas e de  alguns municípios circunvizinhos.

Nesse período, realizei inúmeras expedições, com o intuito de explorar, conhecer e visualizar atrativos naturais, como também, de usufruir um pouco do que a natureza nos oferece, além do mais, de verificar o atual estado de preservação do meio ambiente desses locais acima citados.
Estive nos lugares mais remotos e inacessíveis do município de Carnaúba dos Dantas,  e ainda, em alguns "setores" dos municípios de Parelhas, Acari, Jardim do Seridó, Frei Martinho, Picuí, Nova Palmeira e Pedra Lavrada.
 
Durante essas "expedições", pude contemplar uma grande variedade de paisagens, como também, tive o prazer de visualizar e fotografar uma grande variedades de plantas, insetos e animais existentes na caatinga.
Escalei várias serras e estive no topo do quinto pico mais alto de todo o Rio Grande do Norte, o Serrote Agudo... com 713 metros.
Pude desfrutar de inúmeros banhos nas mais altas e nas mais belas quedas d'água existentes em Carnaúba dos Dantas e cercanias.
Tais como: Cachoeira dos Fundões (50 m de altura), Cachoeira do Cardão, Cachoeira do Braz, Cachoeira da Grota e muitas outras...
Tive o prazer de visitar um grande número de sítios arqueológicos existentes nesses municípios acima citados... com os seus vestígios, com as  suas Pinturas e  Gravuras Rupestres tão belas, mais ao mesmo tempo, tão enigmáticas.
Sítios esses, que foram habitados, pintados e gravados por povos pré-históricos que outrora viveram em terras seridoenses.
Mais além de todas essas maravilhas naturais que pude contemplar e usufruir, também tive o "desprazer" de percorrer  muitos locais e lugares que antes eram preservados, e hoje encontram-se em avançado estado de degradação natural.
Falo do desmatamento que ocorreu no passado, e que vem ocorrendo nos dias de hoje,  nas matas ciliares da principal artéria fluvial de Carnaúba dos Dantas, o rio Carnaúba e de seus tributários, e também, das suas serras circundantes.
Principalmente, o total desmatamento da mata ciliar do riacho do Olho D'água. (o percorri desde as suas nascentes... até a sua foz, e pude visualizar e constatar a total "aniquilação da sua "outrora" bela e exuberante mata ciliar ).
Vale salientar ainda, que o riacho do Olho D"água é quem abastece o açude monte alegre, e portanto, não deveria sofrer com o desmatamento do jeito que sofreu e ainda vem sofrendo.
Em relação ao Riacho do Marimbondo, o percorri desde a sua foz até á altura da Barragem dos Tanques, e pude visualizar e constatar a "quase" total aniquilição da sua mata ciliar.
Em relação ao Rio Carnaúba, o percorri desde a sua foz (no rio Acauã) até à altura da Pedra Branca, e pude visualizar a "quase" total aniquilação da sua mata ciliar, desde a sua foz até as proximidades da localidade Riacho Fundo.
 
Obs. No trecho que corresponde da ponte do Riacho fundo até à altura da localidade Pedra Branca, a mata ciliar está quase 100% preservada (devido ao difícil acesso).

Portanto, este é um pequeno relatório que fiz sobre as expedições por mim realizadas... falando um pouco da minha pessoa,  das belezas e atrativos naturais de alguns pontos do Seridó,  (precisamente no município de Carnaúba dos Dantas )  mais também, da atual situação ambiental do município de Carnaúba dos Dantas e cercanias.
 
GALERIA DE FOTOS:

Ao "lado" de uma serpente...         
                                                                       
 O belo pôr-do-sol no Talhado do Gavião...

 Os Aventureiros da Caatinga.... Júlio, Dean Carvalho, Saulo e Aldomário...                                                                             
 Nas corredeiras do Rio Carnaúba...


 Poço da Barra da Caibreira ...


 No cume do Serrote Agudo...


 Terras da Comunidade Lagêdo... com o Talhado do Gavião...


 Vista panorâmica das serras carnaubenses....


 Cachoeira dos Fundões...


 Poço da Pedra Branca...


 Furna da Janela...


 Casa Santa...


 Furna do Messias ...


 Escalando um penhasco na companhia de um amigo...


 Terras do Braz...
                                                                                                                                       Estas fotos acima, são do meu arquivo pessoal, e as guardo com o maior carinho...são fotos tiradas durante as muitas expedições que realizei por terras carnaubenses e cercanias.
Fotos essas que ora estou sozinho, ou então, ao lado dos meus amigos, e também, "AVENTUREIROS DA CAATINGA"                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                           



Atenciosamente,
Dean Carvalho ( Explorador e Aventureiro da Caatinga )


Um comentário:

Anônimo disse...

EXECELENTE FOTOS TEM QUE MAIS DIVULGADAS TANTO A NIVEL BRASIL, COMO INTERNACIONALMENTE.