terça-feira, 1 de janeiro de 2013

15 EVENTOS QUE AMEAÇAM A HUMANIDADE ( Artigo Científico ) "PARTE XII"

Fim da água

 
Causa: Humana
Tipo: Global e tolerável
Já aconteceu antes? Não
 
A importância da água para a sobrevivência humana é indiscutível. Além de matar a sede, ela é usada em uma série de atividades essenciais, como a agricultura, a indústria e a higiene. Embora mais de dois terços do planeta sejam cobertos por água, menos de 0,01% dessa quantidade está diretamente disponível para consumo humano. Levando em conta a importância desse recurso e sua raridade, se torna preocupante o fato de a humanidade estar contribuindo, cada vez mais, para sua escassez. 
 
Ao contrário da produção de alimentos, é impossível aumentar a quantidade de água potável no mundo. A quantidade de água disponível hoje é basicamente a mesma que existia quando o homem surgiu, embora sua população tenha aumentado exponencialmente nos últimos séculos. Segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), a pressão da humanidade sobre as fontes de água é cada vez maior, e pode ameaçar a própria espécie. No ultimo século, o consumo de água cresceu em uma velocidade duas vezes maior do que o crescimento da população.
 
A pressão populacional é agravada pelo alto desperdício no uso do recurso. Nos Estados Unidos e Europa, cada pessoa consome diariamente entre 200 e 600 litros de água. Ao mesmo tempo, um em cada cinco habitantes de países subdesenvolvidos possui menos de 20 litros para seu consumo diário – o mínimo recomendado pela ONU. A escassez é piorada pela crescente urbanização, que degrada e polui as fontes de poucas fontes de água localizadas próximas às cidades. 
 
Uma crise que leve à falta generalizada de água pode afetar diretamente a alimentação humana. Pelo menos 40% das plantações dependem da irrigação, e a atividade é responsável por 70% do consumo humano de água. Para piorar, até 2030 o uso de água na irrigação deve subir 14%. 
 
Somando todos esses fatores, a FAO prevê que até 2025 pelo menos 1,8 milhão de pessoas vai estar vivendo em regiões com falta absoluta de água, e dois terços da humanidade vão sofrer de algum modo com a escassez do recurso. 
Existem algumas soluções, no entanto, que podem ajudar a aliviar o problema. Cientistas reunidos na Semana Mundial da Água, realizada em agosto em Estocolmo, propuseram uma série de iniciativas para garantir que haja água disponível para consumo humano até 2050. Entre as ações propostas, estavam a criação e adoção de procedimentos mais eficientes de irrigação e distribuição de água, novos sistemas de alertas e legislação, diminuição de três quartos no consumo atual de carne, atenção ao uso de substâncias que possam poluir as fontes naturais e o desenvolvimento de novas técnicas de reuso.
FONTE: Revista Veja/Ciência

Nenhum comentário: