quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

ONU RECONHECE O DIREITO DA BOLÍVIA À MASTIGAÇÃO DA COCA ( Notícias/Mundo )

14/01/2013 - 04h00

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS
A Bolívia voltou a fazer parte da Convenção Única das Nações Unidas sobre Entorpecentes após conseguir uma exceção que reconhece a legalidade da mastigação da folha de coca dentro das fronteiras do país.
A folha de coca é utilizada pelos bolivianos para fins medicinais e rituais, e sua mastigação (conhecida como "acullico") é considerada uma tradição milenar. Ela reduz os incômodos decorrentes da fome e da altitude.
No entanto, a convenção de 1961 da ONU classifica a folha de coca como entorpecente e demanda aos seus signatários a abolição da mastigação em seus territórios em um prazo de 25 anos.
Em julho de 2011, o presidente Evo Morales havia retirado a Bolívia da convenção em protesto. Mais tarde, ele pediu sua reintegração desde que o órgão reconhecesse o direito do país à mastigação da folha de coca.
Somente após processamento, a planta pode ser transformada em cocaína.
Em diversas ocasiões, Morales reafirmou sua defesa à folha de coca, argumentando que ela não possui os mesmos efeitos que a cocaína e que "é um patrimônio ancestral e cultural" dos povos andinos bolivianos.
A reinserção da Bolívia foi decidida por voto. Dos 183 países que assinam a convenção, inclusive o Brasil, 15 se opuseram à exceção dada à Bolívia, entre eles EUA, França, Alemanha, Rússia e México.

Juan Karita/Associated Press
Comerciante de folhas de coca espera clientes em mercado legal de La Paz, na Bolívia
Comerciante de folhas de coca espera clientes em mercado legal de La Paz, na Bolívia
BRASIL
A legislação brasileira proíbe o consumo e a posse de folhas de coca no Brasil. O uso para fins terapêuticos só é autorizado após a permissão de autoridades sanitárias.
Grande parte da cocaína que chega ao Brasil tem como origem a Bolívia. 

FONTE: Folha.com/BBC Brasil

Nenhum comentário: