segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

15 EVENTOS QUE AMEAÇAM A HUMANIDADE ( Artigo Científico ) "PARTE XI"

Fim da comida

 
Causa: Humana
Tipo: Global e tolerável
Já aconteceu antes? Sim

Desde o dia 31 de outubro de 2011, a Terra carrega mais de sete bilhões de seres humanos. Segundo estimativas da ONU, a população mundial deve chegar a 9,3 bilhões em 2050 e se aproximar dos 10 bilhões até o final do século. Mas será que o planeta é capaz de suportar toda essa gente? Tentativas de calcular a capacidade máxima da Terra chegaram a resultados muito variados, indo de um bilhão a um trilhão de pessoas. No entanto, pelo menos dois terços das estimativas permaneceram dentro de uma faixa que vai dos quatro bilhões aos dezesseis bilhões de humanos. Logo, segundo algumas delas, a capacidade máxima do planeta já está esgotada. 

Ainda no século 19, o economista inglês Thomas Malthus havia previsto que o crescimento populacional iria superar a capacidade humana de produzir comida. Até hoje, suas previsões foram desmentidas pelos fatos. O aumento populacional, apesar de substantivo, foi superado pela adoção de novas técnicas agrícolas, que aumentaram a produção das plantações. Mas esse aumento na produção de alimentos já dá sinais de esgotamento, por vários motivos. 
O aquecimento global, por exemplo, tende a causa uma diminuição na produtividade das lavouras. A cada um grau Celsius de aumento na temperatura média do planeta, a produção de grãos pode cair 10%. A ONU calcula que metade das terras de boa qualidade no planeta está ameaçada pelas mudanças no clima. A cada ano, 20 milhões de hectares são inutilizados. Hoje, 40% das terras do planeta já estão seriamente degradadas. 

Nos próximos 30 anos, a demanda por comida nos países em desenvolvimento tende a dobrar. Segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) a produção mundial de alimentos terá de crescer cerca de 70% até 2050 para dar conta desse aumento. Ainda segundo a FAO, a melhora nos padrões de vida deve causar um crescimento no consumo de carne e leite nos países mais pobres. Se hoje esses produtos representam 29% das colorias consumidas nesses países, em 2050 eles devem representar 37%. 

Em diversos momentos da história, civilizações foram atingidas por grandes crises de fome. Todas foram superadas com o tempo, não sem antes causar um grande número de mortes. A maior de todas aconteceu na China, entre os anos 1958 e 1961, quando uma tentativa de coletivizar as terras agrícolas do país causou a morte de cerca de 42 milhões de pessoas. 

Para boa parte dos pesquisadores, no entanto, é possível prevenir a chegada de uma grande crise de fome global. Para eles, o problema não seria exatamente o tamanho da população, mas seu nível de consumo. Algumas mudanças, como uma diminuição na ingestão de carnes e na produção de biocombustíveis, poderiam abrir espaço para uma maior produção de comida. A existência humana estaria garantida, pelo menos até o nascimento do próximo bilhão de crianças.
 
FONTE: Revista Veja/Ciência

Nenhum comentário: