sexta-feira, 6 de agosto de 2010

GRANDES MONTANHAS DO MUNDO ( Pirâmide Carstensz/Papua-INDONÉSIA)

Pirâmide Carstensz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Pirâmide Carstensz (Puncak Jaya)
Vista da Pirâmide Carstensz

Vista da Pirâmide Carstensz
Altitude 4 884 m (16 023 pés)
Proeminência 4 884 m
Posição: 9

Cume-pai: nenhum
Coordenadas 4° 40′ S 140° 5′ E
Localização Papua, Indonésia
Primeira ascensão 1962 por Heinrich Harrer e equipa
Rota mais fácil escalada sobre rocha, neve e gelo
A Pirâmide Carstensz (ou Puncak Jaya, em indonésio) é o ponto culminante da Oceania, situando-se na ilha da Nova Guiné, mais precisamente na província indonésia da Papua. A sua altitude é de 4 884 m. É a nona montanha do mundo em ordem de proeminência topográfica e a mais alta montanha numa ilha.
Recebe o seu nome em homenagem ao explorador neerlandês Jan Carstenszoon, o primeiro europeu a avistar a montanha e os seus glaciares em 1623.
A escalada desta alta montanha exige autorização do governo da Indonésia. O topo não tem geralmente gelo mas existem glaciares nas encostas.

[editar] A questão dos sete cumes

O norte-americano Dick Bass teria sido, em 30 de abril de 1985, o primeiro a escalar todos os picos mais altos de cada continente. A lista dele, no entanto, inclui o monte Kosciuszko (com 2 228 m), que é o ponto culminante da Austrália, como se esse país fosse um continente, descartando qualquer outra montanha da Oceania.
Essa visão dos sete cumes é bastante discutida e haveria praticamente o mesmo número de alpinistas a atingirem os sete cumes incluindo o Kosciuszko quanto a cumprirem esta marca escalando, ao invés da montanha australiana, a Pirâmide Carstensz, que é o ponto culminante de toda a Oceania.
Tem se tornado comum também a escalada de ambas as montanhas, mais as outras seis que indubitavelmente fazem parte da lista. O primeiro a obter este feito foi o canadense Pat Morrow, em 5 de agosto de 1986. No mesmo ano, em 3 de dezembro, o lendário alpinista italiano Reinhold Messner igualou a façanha de Morrow.
Completam a lista dos sete cumes do mundo o Aconcágua (6 962 m), na Argentina, a maior montanha da América do Sul; o Kilimanjaro (5 895 m), na Tanzânia, África; o monte Elbrus (5 642 m), no Cáucaso da Rússia, Europa; o monte McKinley (6 194 m), no (Alasca), América do Norte; o maciço Vinson (4 892 m), na Antártica; e a maior montanha do mundo, o monte Everest (8 848 m), entre o Nepal e o Tibete, na Ásia.
O alpinista brasileiro Waldemar Niclevicz teria completado os sete cumes escalando o Carstensz, em 1997. Entre os sul-americanos também o chilenoMauricio Purto teria alcançado a meta, em 1993, também escalando as seis montanhas mais o Carstensz, e não o monte Kosciuzko.


FONTE: Wikipédia, a Enciclopédia Livre.

Nenhum comentário: