terça-feira, 10 de agosto de 2010

MUNICÍPIOS DO BRASIL ( Lagoa Santa... e o Homem de Lagoa Santa/Minas Gerais-BRASIL )

Lagoa Santa (Minas Gerais)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Município de Lagoa Santa
Vista aérea de Lagoa Santa, destacando a lagoa e centro da cidade.
""
Brasão de Lagoa Santa
Bandeira desconhecida
Brasão Bandeira desconhecida
Hino
Aniversário 17 de dezembro
Fundação 17 de dezembro de 1938
Gentílico lagoassantense
Lema
Prefeito(a) Rogério César de Matos Avelar (PPS)
(20052008)
Localização
Localização de Lagoa Santa
Localização de Lagoa Santa em Minas Gerais
Localização de Lagoa Santa (Minas Gerais) em Brasil
Lagoa Santa
Localização de Lagoa Santa no Brasil
19° 37' 37" N 43° 53' 24" W19° 37' 37" N 43° 53' 24" W
Unidade federativa  Minas Gerais
Mesorregião Metropolitana de Belo Horizonte IBGE/2008 [1]
Microrregião Belo Horizonte IBGE/2008 [1]
Região metropolitana Belo Horizonte
Municípios limítrofes Jaboticatubas, Pedro Leopoldo, Confins, Vespasiano e Santa Luzia
Distância até a capital 35 km
Características geográficas
Área 231,994 km²
População 48.213 hab. est. IBGE/2009 [2]
Densidade 193,68 hab./km²
Altitude 759 m
Clima tropical de altitude Cwa
Fuso horário UTC-3
Indicadores
IDH 0,783 médio PNUD/2000 [3]
PIB R$ 396.675 mil IBGE/2005 [4]
PIB per capita R$ 8.778,00 IBGE/2005 [4]
Lagoa Santa é um município brasileiro do estado de Minas Gerais, localizado na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Lagoa Santa encontra-se a 800 metros de altitude, possui 231,9 km² de área e uma população de 47.287 habitantes (IBGE/2008).[5] Está localizada a 35 km de Belo Horizonte, 776 km de Brasília, 553 km do Rio de Janeiro e 641 km de São Paulo. É uma região calcária situada na Bacia Média do Rio das Velhas. A região é formada por Planaltos com relevos pouco acentuados, clima tropical e temperatura média anual de 22º.

Índice

[esconder]

[editar] História

A primeira ocupação da região aconteceu por volta de 12.000 BP quando aqui chegou a primeira leva da conhecida raça de Lagoa Santa.
Eram caçadores coletores que viviam em acampamentos sazonais, alimentavam-se mais das frutas do cerrado porque estas eram mais abundantes que a caça.
Desenvolveram as industrias lítica e da cerâmica, como também praticaram a arte rupestre.
Foi fundada em 1713 por Felipe Rodrigues, tropeiro viajante que se estabeleceu no local. Era chamada de Lagoa Grande e Lagoa das Congonhas do Sabarabuçu. Seu nome atual teve origem no valor curativo da água da lagoa. O nome Lagoa Santa se deu devido ao valor curativo de suas águas. Foi Felipe Rodrigues, tropeiro viajante, quem primeiro sentiu o efeito benéfico destas águas. Ao lavar os eczemas de sua perna, sentiu-se aliviado de suas dores e obteve a cicatrização de suas feridas. A notícia da cura milagrosa logo se espalhou pelos arredores e o pequeno arraial passou a receber peregrinos em busca da cura para seus males.A perenidade da lagoa é atestada pelos relatos dos naturalistas viajantes, desde o século XVII. Sua profundidade não ultrapassa três metros, sendo que, a aproximadamente 40 metros de sua base, encontra-se um aqüífero que contribui para a sua existência. E também, em grande parte, alimentada por águas pluviais. Seu formato é triangular e, no período das cheias, seu vertedouro lança suas águas no Rio das Velhas através do Córrego do Bebedouro.

[editar] 1749

Lagoa Santa.
Em 1749, após a visita do médico italiano Dr. Cialli, o Padre Frei Miranda que por aqui havia obtido cura pelas águas, pediu ao Bispo de Miranda , D. Frei Manuel da Cruz, para construir uma capela em louvor de Nossa Sra, dos Remédios. Em 19 de Abril, a licença foi concebida e no dia 20 foi rezada a 1ª missa. Posteriormente, Frei Miranda, juntamente com fiéis, solicitou permissão novamente ao Bispo de Miranda para construírem uma capela definitiva em honra de N. Sra, da Saúde.

[editar] 1750

Em 1750, foi chamado para vir ao arraial, o ouvidor de Sabará Manuel Nunes Velho, para demarcar o local onde seria arruamentos e os locais para banho deixando designado o morador mais abastado do local, Cel Faustino Pereira da Silva, para ser o executor da suas decisões. Em 1765, a atual igreja estava apenas principiada com a Capela-mor, coberta e mal aparelhada.

[editar] 1819

Igreja Nossa Senhora da Saúde.
Em 1819, construi-se a 1ª matriz em louvor de N. Sra. da Saúde. Em 1824, foi criada a freguesia de Lagoa Santa, separando então a freguesia de Sto. Antônio de Roças Grandes, tendo como capelas filiais Santa de Fidalgo e N. Sra. da Conceição de Raposos. A cidade ainda conserva suas antigas tradições coma a Festa da Padroeira N. Sra. da Saúde em 15 de Agosto; Nossa Sra. da Conceição em 8 de Dezembro e no mês de Outubro, as festas congas de N. Sra. do Rosário. O município possuí duas bandas de música, sendo a mais antiga a Banda Santa Cecília, foi fundada por Peter Wilhelm Lund, possui também vários grupos de congado e folia de reis.

[editar] Origem

A origem da cidade está ligada às propriedades das águas encontradas no município. Segundo crenças locais, a lagoa que dá nome ao lugar possui minerais com propriedade de cura. Daí a associação ao nome do município. Muitos foram os visitantes que procuravam Lagoa Santa para aumentar a própria saúde se banhando na lagoa.

[editar] Peter Wilhelm Lund - A Primeira Brasileira

Mas não é somente por suas águas que Lagoa Santa tornou-se conhecida. O naturalista Peter Wilhelm Lund (1801-1880) viveu ali e foi responsável por descrever 120 espécies de animais extintos e 94 animais da região. Reuniu uma coleção com mais de 20 mil fósseis, doada para a Dinamarca, seu país de origem.
Foram encontrados até 1970, cerca de 250 fósseis humanos (entre crânios e esqueletos completos), e em uma escavação na metade do ano de 1970 foi encontrado o crânio de Luzia (fóssil), datado de mais de 11 mil anos atrás, significando um novo passo na compreensão da ocupação das Américas

[editar] 1938

Lagoa Santa
Em 1938, criou-se o município de Lagoa Santa, desmembrado de Santa Luzia. Lagoa Santa possui um grande acervo arqueológico e paleontológico, cujas descobertas foram iniciadas pelo naturalista e botânico Peter Wilhelm Lund, por volta de 1835. A gruta da Lapinha, com salões de grande beleza, e as lagoas da região são as principais atrações turísticas do município.
Integrando a Região Metropolitana de Belo Horizonte, com 280 quilômetros quadrados de área, o município é sede do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, do Parque do Material Aeronáutico, além da reserva ecológica. Parque do Sumidouro, uma forma de amenizar o avanço tecnológico. Sua economia está voltada para a indústria. Na agricultura é o 2º Estado na produção de abacaxi. A cidade que se tornou acervo turístico-cultural, graças à Gruta da Lapinha, está a 760 metros de altitude e de distância de Belo Horizonte 38 quilômetros.
Lagoa Santa hoje,é também castigada com um prefeito omisso,hoje não temos saúde,lazer,não segurança,andar de carro ou moto de tornou um transtorno,sendo que não existem mais vias em condições de rodagem na cidade,é simplesmente uma lástima. É vergonhoso como que uma má administração pode acarretar em tantos danos para uma cidade,Dr. Lund deve estar se revirando no túmulo,pois a cidade que o acolheu e a qual ele amava,está jogada as traças a mercê de vagabundos,traficantes,e da pior escória possivel,incluindo o prefeito e seus vereadores. Proteste,denuncie e brigue,você que ama lagoa santa,não deixe que esta cidade tão linda se deteriore nas mãos sujas de políticos imundos como os que temos aqui hoje em dia,não vamos deixar Lagoa Santa se tornar playground de BH e Contagem,esses mesmos turistas só ajudam a destruir a lagoa central,a contaminam com o seu lixo e voltam para suas casas,e a lagoa vai sendo assoreada aos poucos.

[editar] Localização

Mapa.
Situada na bacia média do Rio das Velhas, a região é formada por planaltos com relevos pouco acentuados, altitude média de 800m, clima tropical de altitude e temperatura média anual de 22°.
É uma região de rochas calcárias pertencentes ao Grupo Bambuí. Estas rochas possuem uma idade aproximada de 600 milhões de anos(Pré-Cambriano).
A região calcária se caracteriza pela presença de rochas sedimentares e por cursos d'água subterrâneos.
Distâncias Quilométricas de Lagoa santa a:
  • Belo Horizonte - 41 km
  • Brasília - 713 km
  • Contagem - 52 km
  • Ouro Preto - 136 km
  • Rio de Janeiro - 471 km
  • Salvador - 1498 km
  • São Paulo - 638 km
  • Sete Lagoas - 60 km
  • Serra do Cipó - 54 km
  • Tiradentes - 204 km
  • Vitória - 569 km

[editar] Gruta da Lapinha

Gruta da Lapinha.
A Gruta da Lapinha é uma atração turistica da cidade, fica a 48 km da praça 7, em Belo Horizonte e possui linha de ônibus que faz o percurso, Belo Horizonte-Lapinha, diariamente. Está localizada no Parque Estadual do Sumidouro. Compreende um bloco de pedra calcária formado há 600 milhões de anos. Tem 40 metros de profundidade e 511 de extensão. A composição é de barros e resíduos endurecidos do fundo do mar que foram acumúlados em camadas sobrepostas. Seu interior apresenta ornamentações formadas de cálcitas cristalizada, e que em suas várias formas dão nomes aos salões: Salão de Entrada, Sala da Catarata, Sala da Couve-flor, Salão da Catedral, Sala das Pirâmides, Canto do Abajur, Sala dos Carneiros E Galeria do Presépio. Além disso a Gruta possui uma grande área verde à sua volta.

[editar] Paleontologia

Formação rochosa de Lagoa Santa.
A excelência da região calcária considerando o ambiente e o clima permitem a ocupação da região por uma fauna quaternária por volta de 25000 BP. Os animais da megafauna que habitaram a região foram o Megatério ou preguiça gigante, mastodontes, o tigre-dente-de-sabre, o gliptodonte e o toxodonte, entre outros.
O aparecimento desses fósseis atraiu o paleontólogo dinamarquês Peter Wilhelm Lund para desenvolver pesquisas nas grutas calcárias do vale do Rio das Velhas.
Esses achados fósseis descobertos por Lund contribuíram significativamente para os estudos de Charles Darwin sobre a teoria da evolução. A excelência do ambiente cársico para conservação dos fósseis permitiu encontrá-los em boas condições milhares de anos depois do desaparecimento dos animais.

[editar] O Homem de Lagoa Santa

Ossada encontrada em Lagoa Santa, MG, Brasil.
Ossadas humanas descobertas na região de Lagoa Santa estão desafiando as teorias a respeito da ocupação humana do continente americano por dois motivos. Primeiro porque os fósseis encontrados são bem mais antigos do que as datas estabelecidas por essas teorias para a ocupação da América. Segundo porque o biólogo Walter Alves Neves, da USP, os humanos que habitavam essa região possuíam traços negróides, e não mongolóides do modo como são todos os povos índígenas americanos até então conhecidos.
A ossada de uma mulher encontrada na gruta de Lapa Vermelha IV, em Lagoa Santa, ganhou o apelido de Luzia, dado por Walter Neves numa alusão a Lucy,( a fêmea da espécie Australopithecus afarensis achada na Tanzânia em 1974, que tem 3,5 milhões de anos.)
Luzia é o mais antigo esqueleto humano já encontrado nas Américas. Ela viveu a 11 500 anos atrás, sendo uma legítima representante do Homem de Lagoa Santa, como ficaram conhecidos pela ciência os humanos que habitaram a região no passado.

[editar] Aeroporto Internacional Tancredo Neves

Aeroporto.
Construído na década de 80, com área em torno de 15 milhões de m², tem capacidade para atender 5 milhões de passageiros por ano. Tem uma das mais modernas infra-estrutura do país, comparado aos melhores aeroportos do mundo, oferecendo excelentes espaços para realização de eventos. Na área do aeroporto também opera o centro de manutenção de aeronaves da Gol Linhas Aéreas. Fica à 38 km de Belo Horizonte, com acesso pela Linha Verde. O Aeroporto Tancredo Neves foi o primeiro a ser homologado pela Receita para operar como aeroporto industrial. Empresas instaladas na área do aeroporto internacional terão suspensão de impostos federais sobre importações e exportações e também do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na compra de insumos no mercado interno. O objetivo do empreendimento é incentivar o crescimento do comércio exterior brasileiro e de Minas Gerais, aumentando a competitividade no mercado internacional e, conseqüentemente, as exportações.

[editar] Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa

Pama-LS.
Em 1º de setembro de 1935, com a presença do Presidente da República e altas autoridades civis e militares do País, foi lançada, no Município de Lagoa Santa, a pedra fundamental das instalações destinadas a abrigar o primeiro núcleo industrial para a construção de aviões e hidroaviões no Brasil. A data marca ainda, o primeiro pouso e decolagem de uma aeronave em Lagoa Santa, realizados por um "WACO 1D8" da Armada, que, tendo pousado em pista provisória, teve suas rodas substituídas por flutuadores, sendo conduzido até a lagoa, de onde decolou com destino a Belo Horizonte. O PAMALS é o Parque Central do Brasil para manutenção dos equipamentos de segurança, salvamento e sobrevivência, apoiando toda a FAB na manutenção e recuperação de capacetes de vôo, botes, salva-vidas, pára-quedas e assentos ejetáveis. O PAMA-LS ocupa uma área de 480 hectares, com seis hangares e 28 oficinas e laboratórios, hoje é responsável pela manutenção de 34% da frota da FAB. Todos os anos a Aeronáutica promove em Lagoa Santa eventos abertos à população, em comemoração ao Dia do Aviador e Dia da Força Aérea.

[editar] APA Carste de Lagoa Santa

APA Carste de Lagoa santa.
Criada através do Decreto Federal de Nº 98881/90, a APA Carste de Lagoa Santa é uma Unidade de Conservação de uso sustentável. Tem o objetivo de garantir a conservação do conjunto paisagístico e da cultura regional, proteger as cavernas e demais formações cársticas, sítios arqueológicos e paleontológicos, a vegetação e a fauna. A criação da APA possibilitou a elaboração do Plano de Manejo visando o ordenamento para o uso racional dos recursos naturais nesta região. Dentro dos limites desta área todo empreeendimento de significativo impacto ambiental, estará sujeito a licenciamento, obedecendo ao Plano de Manejo, cujo zoneamento estabelece os tipos de uso permitidos e não permitidos e ainda à legislação específica que trata sobre essas áreas. Portanto o desenvolvimento deverá acontecer de forma planejada, dentro dos princípios da sustentabeilidade ambiental.


FONTE: Wikipédia, a Enciclopédia Livre.

Nenhum comentário: