Criação do Parque Nacional do Catimbau
Roberto Linsker - 19/09/2008
As Unidades de Conservação (UCs) do bioma Caatinga - o único
exclusivamente brasileiro - sempre foram pouco representativas em termos
de área. Desde o ano 2000 o IBAMA tinha a proposta de aumentar um pouco
esse percentual. Uma das regiões prospectadas era o Vale do Catimbau,
no interior de Pernambuco.
Em 2002 fui convidado para documentar a área. As imagens iriam compor o dossiê que defendia a transformação de 62.300 ha situados nos municípios de Buíque, Arcoverde e Tupanatinga, no Estado de Pernambuco, em parque nacional.

Foram apenas 3 dias de sobrevôos, caminhadas e conversas, suficiente apenas para respirar os aromas daquela terra escaldada e admirar suas formações geológicas e inscrições rupestres.

Em dezembro de 2002, o Parque Nacional do Catimbau foi criado por meio do decreto 913/12. Atualmente a unidade é considerada área-núcleo da Reserva da Biosfera da Caatinga.

Todos nós, fotógrafos, jornalistas, ambientalistas e imagino que uma grande parcela dos leitores, sabemos da importância que as UCs têm para a flora, a fauna, a paisagem e, nem preciso dizer, para a nossa humanidade.

Sabemos, mas é sempre bom lembrar, pois infelizmente a ganância e a ignorância não partilham dessa crença.

Seis anos se passaram desde aquela incursão e não tive a oportunidade de retornar. Brindei à distância. E mesmo assim cada vez que lembro, agradeço. Utilizar a fotografia como elemento sensibilizador para a criação de um Parque Nacional talvez seja a maior recompensa que eu já tenha recebido.

Nenhum comentário:
Postar um comentário