sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

TAHAMAKAN ( Machados de Pedra e Machados de Metal Utilizados Pelos Indígenas Norte-Americanos... )

A palavra "tomahawk" é uma derivação da fonética "tamahakan" no idioma das tribos índias Algonquin e Iroquois que habitavam o Leste da América do Norte. Originalmente, essa fonética aplicava-se a toda uma classe de armas para golpear, compreendendo as maças de guerra feitas de madeiras duras e pedras ("war clubs") e os primitivos machados deste último material.
Assim, por analogia, essas e outras tribos dos EUA passaram a chamar de "tamahak" os primeiros machados de
metal recebidos de comerciantes europeus (principalmente os franceses) que se dedicavam ao comércio de peles nas fronteiras norte-americanas ainda por volta de 1630. Estes, como eram tecnicamente muito superiores aos de pedra, rapidamente tornaram-se itens disputadissimos entre as populações indígenas daquele país.
Tudo leva a crer que as primeiras tentativas de fornecimento de machadinhos de metal aos índios norte-americanos foi através de simples cópias européias dos modelos em pedra, isto certamente tendo sido rapidamente abandonado, haja vista a raridade atual de alguns poucos exemplares assim constituidos que chegaram aos nossos dias. Os próprios indígenas devem ter concluido que os modelos dos colonizadores brancos eram bem superiores.

......................................................................................... .......Machado de guerra sioux com "cabeça" de pedra
Segundo alguns historiadores norte-americanos, o têrmo "tomahawk" também já era amplamente utilizado por volta de 1720..pelos colonizadores da Virginia para definir um machado de pequenas dimensões, independente de seu uso se fazer por índios ou por brancos e na época da Guerra da Independência dos EUA (1776) integrantes de milícias das 13 colônias revolucionárias portavam regularmente "tomahawks", bem como também o faziam alguns batalhões do exército britânico do período..
Por volta de 1810, ao se iniciar o efetivo desbravamento e colonização do Oeste Selvagem por norte-americanos e a intensificação do comércio das peles de castor por homens das montanhas, os "tomahawks" foram uma importante moeda de troca nas relações comerciais com os índios.


Primitiva "cabeça" de "tomahawk" em ferro. Este teria sido o primeiro tipo produzido pelos europeus e destinado especificamente aos índios norte-americanos. Note que NÃO apresenta olhal, devendo ser apenas encaixada no cabo, no mesmo sistema dos de pedra, e depois presa com cola de ossos de bufalo e amarrada com tendões. Uma "cabeça" de machado de pedra Pawnee é mostrada ao lado, para compreensão do sistema de fixação do cabo.



USOS E TIPOS
Enquanto para os pioneiros e exploradores norte-americanos o "tomahawk" de metal foi apenas mais uma ferramenta, entre os índios daquele país, além de objeto utilitário e arma que era, transformou-se também num instrumento de bravura e liderança (especialmente com a introdução do "pipe tomahawk", ou "tomahawk"-cachimbo) e tornou-se simultaneamente um símbolo de guerra e paz.
Desenho a lápis retratando o pioneiro norte-americano Thomas Hughes, portando fuzil Kentucky, faca de caça e "tomahawk". Hughes foi emboscado e morto por índios do Oeste da Virgínia em 1778. Segundo o Departamento de Arquivos e História daquele Estado, mantenedor do original, este desenho teria sido feito pelo filho de Hughes poucos anos antes de sua morte. A ampliação do "tomahawk" não deixa dúvidas quanto a ele ter sido do tipo Martelo.
O maior ato de bravura de um índio das planícies norte-americanas não era somente a morte de seus inimigos, mas sim toca-los com algum instrumento, provocando o combate aproximado. Entre esses instrumentos, destacavam-se o "tomahawk", o chicote ou um simples bastão curto, muitos especialmente confeccionados para esse fim.
Quando os conselhos índios de guerra convocavam bandos ou tribos para deliberarem sobre conflitos iminentes , um "tomahawk" era colocado no chão à frente do chefe; terminada a reunião, caso o machado fosse erguido por ele, significava que haveria luta. Igualmente, na cerimonia de finalização dos tratados de paz era costume o chefe enterrar a cabeça do "pipe tomahawk" no solo e, após isso, desenterrá-lo, prove-lo de fumo, dar as primeiras baforadas e passa-lo aos presentes para fazerem o mesmo, isto significando que todas as desavenças passadas haviam sido enterradas e que as futuras disputas se tornariam fumaça.
..................................................................
.................................................................Foto do famoso Mathew Brady registrando indios norte-americanos prestes a
.............................................................................assinarem tratado de paz em Washington em 1878, quase todos
,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,portando "pipe tomahawks" do tipo Missouri.
Basicamente, os "tomahawks" de metal podiam ter 2 origens: vinham juntamente com os chamados "trade axes", ou machados comerciais, normalmente de origem francesa, inglesa, espanhola e até holandesa, trazidos por comerciantes desses países, ou eram produzidos sob encomenda por ferreiros e armeiros norte-americanos, tanto para exploradores, homens das montanhas, caçadores e até mesmo a pedido de autoridades dos EUA que desejavam presentear chefes índios de destaque com um produto melhor.
Entre a maioria dos brancos, apenas os tipos produzidos sob encomenda tinham alguma forma de decoração, na maioria das vezes bem sóbria, mas entre os índios era comum a decoração vistosa do cabo, com tachas de latão, contas de osso ou vidro, penas, couros, peles, tecidos, incisões na madeira com ferro quente ou até com escalpos humanos, esses tipos de enfeites variando em estilo entre os diversos grupos nativos. Igualmente, alguns exploradores, caçadores e homens das montanhas também costumavam decorar seus "tomahawks", principalmente quando eram do tipo hoje denominado "frontier hawk", por seu peso algo menor usado tanto de forma utilitária quanto recreativa, uma vez que eram comuns as competições de arremesso nos "rendez-vous" que ocorriam anualmente nas montanhas.
Antigos exemplares de "pipe tomahawks" produzidos por armeiros norte-americanos entre 1830 – 60. Note a decoração com placas de alpaca ou "pewter" (liga de chumbo), similar àquelas encontradas nos fuzis Kentucky do período.
Nos EUA, as madeiras mais usadas para os cabos dos "tomahawks" foram (e ainda continuam sendo) a chamada nogueira selvagem (ou "hickory"), seguida do freixo ("ash"), bôrdo ( "maple") e outras madeiras duras e de veios longos.
........
Entre os índios, as mais frequentes decorações em cabos de "tomahawks" eram tachas de latão e marcas feitas com limas bem aquecidas, como mostra este detalhe de um original da primeira metade do século 19.

Os "tomahawks" de metal são classificados pela forma de suas "cabeças" e a seguir são comentados os diversos tipos.
Tipo Convencional
Enquanto a forma de sua "cabeça" fosse similar a dos tradicionais machados europeus desde o início da Idade do Bronze, mesmo os primeiros "tomahawks" levados aos EUA já apresentavam a marcante característica de terem o cabo algo mais longo do que aquele dos típicos machadinhos apenas utilitários do Velho Mundo entre os séculos 17 e 19. Na maioria dos exemplares originais, esse comprimento situava-se entre 17" e 23" (ou 43,1 e 58,4 cm).
As verdadeiras razões para esse cabo mais longo são desconhecidas, entretanto em alguns círculos de colecionadores avançados dos EUA se especula que a razão para isso talvez fosse o fato de até mesmo os mercadores europeus já os conceberem não só como ferramentas mas sim também como armas, daí a inspiração para sua criação ter partido dos machados de guerra da Europa medieval, o "tomahawk" convencional sendo então uma, digamos, miniatura dos antigos tipos usados em combate.
Dentre os do tipo convencional, a 1a. versão catalogada (ainda pela Expedição Lewis & Clark de 1803) foi denominada de "Missouri" (pois era popular desde 1760 entre as tribos que habitavam as proximidades do rio de mesmo nome) e apresenta "cabeça" mais longa e larga, até algo desproporcional em relação ao comprimento do cabo, e olhal (ou "olho") totalmente circular. Os ferreiros da Expedição Lewis & Clark foram obrigados a forjar similares para as tribos Mandan e Pawnee em troca de comida.
Algumas correntes de estudiosos norte-americanos sugerem que os dessa configuração talvez tenham sido trazidos pelos primeiros colonizadores espanhóis para a tribo Osage, onde eram os preferidos.

Antigo e raro "tomahawk" com cabeça do tipo "Missouri" e típico cabo revestido de tecido vermelho, estilo de decoração próprio da tribo Osage. Na extremidade do cabo, a ornamentação se completa com um escalpo humano.



O "tomahawk" convencional de ferro ou aço fornecido aos índios norte-americanos daria origem a um primeiro sub-tipo que ficaria posteriormente conhecido nos atuais círculos de colecionadores pela designação de "frontier hawk" , mais leve e próprio também para arremesso, tendo sido o preferido pelos homens das montanhas. Para esse tipo, há também as designações menos conhecidas de "rifleman’s hawk" ou "plainsman’s hawk" e alguns raros exemplares podem ter uma pequena protuberância na parte superior da cabeça, a modo de martelo.
Elegante exemplar de "frontier hawk", com menos peso e mais equilíbrio do que os "tomahawks" habituais.
Um outro sub-tipo também usado nas fronteiras selvagens dos EUA por homens das montanhas e caçadores é hoje estudado como "tomahawk" mas, este sim, deriva-se diretamente do machado convencional, sendo dele uma miniatura e conhecido como "belt axe" (ou "bag axe"), que – como os próprios nomes em Inglês esclarecem – são pequenos machados "de cinto" ou "de bolsa", esta última sendo aquela típica que os antigos montanheses e caçadores sempre portavam e que acomodava projéteis, pedras de pederneira, "patch knives", etc, enfim todos os itens necessários ao uso de seus fuzis Kentucky, ou para sua vida nas matas.


"Belt axe" de excelente portabilidade pelo reduzido comprimento do cabo e boa eficácia por seu fio de 2 ¾" (ou 7 cm).



Normalmente, os "belt axes" tinham cabos variando entre 12" e 15" (ou 30,4 e 38,1 cm). Logo após o advento das armas de percussão, surgiu uma versão similar, ora denominada "hunter’s axe" (machado de caçador), ora chamada de "camp axe" (machado de acampamento).
"Tomahawk"- Martelo ("Hammer Tomahawk")
Embora não hajam documentos oficiais ou desenhos, para muitos estudiosos da história do Oeste norte-americano, este foi o tipo oficialmente levado pela Expedição Lewis & Clark (1803-1806) e esses mesmos pesquisadores ainda afirmam que os dessa configuração tornaram-se muito desejados pelos índios pois sua funcionalidade era similar a maioria dos originais de pedra.
Embora não tenham sobrevivido exemplares e nem tampouco desenhos dos "tomahawks" levados pela Expedição Lewis & Clark, a família de um dos carpinteiros que dela participou guarda zelosamente um do tipo Martelo, há gerações entendido como o que ele portou na célebre aventura. Esta é uma réplica exata dele. Note o timbre "US" na "cabeça", típico de itens de dotação militar oficial dos EUA.
Quando a célebre expedição iniciou sua viagem ao então inexplorado território da Louisianna teria sido equipada com "tomahawks"-martelo produzidos no arsenal de Harpers Ferry, na Virgínia. Os registros da expedição mostram que 24 unidades destinaram-se a equipar os integrantes e 36 foram produzidas para serem presenteadas aos índios. Em duas ocasiões os ferreiros dessa expedição foram obrigados a forjar "tomahawks" para algumas tribos indias em troca de comida.
Este também foi o tipo preferido de muitos dos primeiros pioneiros norte-americanos e durante sua guerra de independência da Inglaterra algumas milicias coloniais norte-americanas ainda adotaram esse tipo de "tomahawk" como oficial.
Posteriormente, dos "tomahawks"-martelo derivaria o tipo "Cachimbo".

Autenticado como tendo pertencido ao integrante de uma milícia revolucionária na Guerra da Independência dos EUA, este "tomahawk"-martelo está em invejável estado de conservação e ainda acompanhado de sua bainha original em couro!


"Tomahawk" – Espigão ("Spike Tomahawk")
Em Português, também conhecido como "Tomahawk" – Picareta. Sua provável origem está nos machados de abordagem dos antigos navios europeus.
Este foi o tipo preferido para combate, tanto por parte das milicias revolucionárias na Guerra da Independência dos EUA quanto por índios norte-americanos.
Originalmente existiram em 3 (três) versões: com espigão reto, levemente curvado e extremamente curvado.

Com um longo histórico familiar, este elegantissimo "tomahawk"-espigão também participou da Guerra
de Independência dos EUA.



"Tomahawk"- Cachimbo ("Pipe Tomahawk")
Tornou-se o tipo mais famoso, embora não o mais usado em combate e, segundo alguns estudiosos, deriva do tipo Martelo.
Atualmente, este tem sido o tipo mais reproduzido pelos cuteleiros "custom" norte-americanos e muitos exemplares são tão bons quanto aqueles confeccionados pelos melhores ferreiros e armeiros dos EUA nos séculos 18 e 19. Obviamente, como os bons originais, quando executados por cuteleiros de destaque, são itens caros.

"Tomahawks"-martelo como este (com a "cabeça" circular, alta e trabalhada) são entendidos em alguns círculos de estudiosos como os inspiradores do tipo Cachimbo.


Os primeiros conhecidos desse tipo eram inteiramente confeccionados em bronze ou latão e de uso apenas cerimonial, tendo sido regularmente fornecidos aos índios por mercadores franceses já no final dos anos 1600. Posteriormente, aos desse metal agregou-se um "insert" de aço como lâmina, tornando-os mais eficazes e duradouros.
Raras "cabeças" de "pipe tomahawks" originais em bronze, obtidas por fundição. À esquerda e ao centro, com a efígie do rei francês Louis XIV (1638-1715) numa face e "L XIV" + coroa na outra; foi escavada em 1927 no sitio arqueológico da cidade de Lima, Nova Iorque, primeiramente ocupado por indios Seneca-Iroquois entre 1640 e 1660.
À direita, sua evolução, já apresentando um "insert" de aço como lâmina.

A partir da 2a.metade do século 18, esse tipo de "tomahawk" começou a ser produzido totalmente em ferro ou aço.
Quando confeccionados por ferreiros ou armeiros dos EUA, estes geralmente partiam de velhos ou danificados canos de fuzil, os quais eram serrados longitudinalmente até um certo ponto para forjar a lâmina e o olhal (ou "olho") do machado, sendo uma parte deixada intacta, essa posteriormente vindo a constituir a porção de cachimbo do "tomahawk", alguns raros exemplares originais ainda mostrando vestígios do raiamento.
"Pipe tomahawk" confeccionado por volta de 1840 onde na parte de cachimbo ainda é possível observar vestígios do raiamento do cano de fuzil que o originou.
Um raríssimo sub-tipo de "pipe tomahawk" apresenta a parte de cachimbo afixada por rosca (foto ao lado) e tinham essa apresentação para que no uso normal o proprietário pudesse desaparafusa-la, não correndo o risco de causar dano à ela; entretanto, o que se observa na absoluta maioria dos raros exemplares assim constituídos é exatamente o contrário, quando muito encontrando-se apenas a parte de rosca aparafusada.









Ao lado, antigo e raro "pipe tomahawk" com a parte de cachimbo rosqueada e que chegou intacto aos nossos dias.



"Tomahawk" – Lança ("Spontoon Tomahawk")
É um tipo infrequente e sua designação provem da palavra francesa "esponton", que referia-se a um modelo de alabarda usada por soldados franceses e ingleses nos séculos 17 e 18 (veja "insert" na foto acima).
Posteriormente, alguns raros desse tipo foram também produzidos com a parte de cachimbo.
Foi um tipo de "tomahawk" concebido com o propósito específico de servir unicamente como arma.
Desse tipo, existiram também "cabeças" com formato similar a uma faca, ou adaga, devido a isso por vezes também chamados de "dagger tomahawks" ("tomahawks"-adaga)
Índios das tribos Comanche e Cherokee tinham especial predileção por esse incomum tipo.
Foto de 1905 mostrando chefe da tribo Comanche portando "tomahawk"-lança da rara variação com cachimbo.






Uma das primeiras e mais clássicas decorações dos "tomahawks" originais é o chamado "bleeding heart", ou coração sangrando, encontrado recortado, recortado com pontinhos ao redor e na forma de "inserts" de bronze, cobre ou latão. Alguns raros "tomahawks" antigos apresentavam também trabalhos de lima (veja exemplar central).
A partir da década de 1970, com o "boom" da cutelaria "custom" nos EUA, a produção artesanal de "tomahawks" se reiniciou, embora de forma tímida, tendo se intensificado após 1990 quando o modismo das facas no estilo "frontier look" se consolidou. Assim, além das criações especiais, floresceu também um novo segmento entre algumas indústrias norte-americanas de Cutelaria Fina, nesse particular sendo a famosa Cold Steel a que lançou o maior número de modelos de "tomahawks" inspirados nos originais.
Inspirado num original francês de 1761, o cuteleiro Henry Delacroix, de mesma nacionalidade, executou esta linda versão. Além do timbre da data no "insert" de bronze, o original ainda apresenta trabalho de lima e as gravações de um sol radiante e da clássica flor de lis em suas laterais.
Em 2003, a excelente película "O Patriota" reviveu a mística de poder do clássico "tomahawk" norte-americano. O original do filme foi confeccionado pelo artesão inglês Tony Swatton, especializado em fornecer réplicas de armas históricas para Hollywood, e atualmente o "custom" norte-americano Joseph Szilaski produz uma excelente (e cara) cópia dele.


Tomahawk" original utilizado no filme "O Patriota".

FONTE: Dean Carvalho/Laércio Gazinhato.

Nenhum comentário: