sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

A VIAGEM DA EVOLUÇÃO ... "ANDARILHOS OU NAVEGADORES" ( Arqueologia )

A viagem da evolução

Estudo indica que nossos ancestrais navegavam em barcos e teriam feito uma escala em Creta, na Grécia, na viagem entre a África e a Europa

André Julião
chamada.jpg

FERRAMENTA

Um machado primitivo foi localizado em território grego
"Navegar é preciso, viver não é preciso”. Mesmo contundente, a frase cunhada pelo general romano Pompeu e imortalizada pelo poeta português Fernando Pessoa pode não dar a dimensão exata de quanto a navegação foi importante para o homem. Um novo estudo sugere que ancestrais do Homo sapiens usaram embarcações para cruzar o Mar Mediterrâneo. Eles teriam chegado à ilha de Creta, na Grécia, há pelo menos 130 mil anos. O que se sabia até hoje é que os primeiros Homos erectus teriam migrado por terra da África para o Oriente Médio, 800 mil anos atrás. De lá, eles teriam se espalhado pela Ásia. Posteriormente, há 400 mil anos, seus sucessores, os Homo sapiens arcaicos, fizeram a parte final do caminho. O hominídeo que nos antecedeu teria chegado ao Cáucaso e de lá partiu para a Europa. Tudo a pé.
O arqueólogo Thomas Strasser, do Providence College (EUA), fez uma descoberta que pode dar um caminho alternativo à história de nossa origem. Sua equipe encontrou cerca de duas mil ferramentas de pedra espalhadas em 29 sítios arqueológicos na ilha de Creta, na Grécia. Os objetos seriam dos períodos paleolítico inferior e mesolítico. Podem ter até 500 mil anos. “Como Creta é uma ilha isolada do continente há pelo menos cinco milhões de anos, essas descobertas têm implicações significantes para a história da navegação no Mediterrâneo”, diz Strasser. Ele apresentou sua descoberta no encontro anual do Instituto Arqueológico da América, na Califórnia. O estudo completo será publicado em breve na revista científica “Hesperia”.
img3.jpg

LAR

A ilha de Creta teria servido de “parada” no caminho para a Europa
Stresser e sua equipe supõem que, se migrantes primitivos julgassem que pequenas ilhas poderiam ser lugares atrativos para se viver, Creta seria um lugar ideal. A costa da vila de Plakias tem cavernas e fica próxima de rios. Foi só procurar perto desses lugares que os arqueólogos encontraram os artefatos. O passo seguinte foi determinar a idade desses objetos. O que o arqueólogo está supondo, porém, não é exatamente uma novidade. Um crânio foi achado na ilha no século 19 mas, segundo Stresser, a sua idade foi determinada pelo cascalho preso a ele e não pelo crânio em si. Um osso também foi encontrado na Sardenha (Itália), outro território cercado de água e que teoricamente seria inacessível a hominídios primitivos. No entanto, essa é outra descoberta cercada de dúvidas. “Se as evidências da Sardenha um dia se provarem verdadeiras, darão mais suporte ao nosso estudo”, diz Strasser. “O que foi divulgado até agora é muito vago. Não é explicado como se determinou a idade dos objetos. Encontrar ossos, sim, seria uma forte evidência”, diz Levy Figuti, arqueólogo do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP. “Não dá para dizer também que a ilha foi usada como escala para a Europa. Esses hominídeos podem ter chegado lá e nunca mais ido embora.”
Strasser concorda. Ele diz não poder afirmar para onde esses navegadores primitivos teriam ido se realmente tivessem saído de Creta. Por enquanto, só é possível saber que os artefatos encontrados são acheulianos – em outras palavras, os machados, moedores, entalhadeiras, amoladores e pilões foram feitos de acordo com a tecnologia que os Homo erectus utilizavam, mas não necessariamente por eles. “Essas ferramentas são muito simples. Mesmo quem dominasse técnicas mais avançadas poderia fazer uma delas”, explica Figuti.
img1.jpg
Cientistas já afirmavam que o Homo erectus tinha passado por trechos de mar para chegar na Indonésia, 800 mil anos atrás. Grande parte daquela área, no entanto, era uma grande península. Há evidências de que, há 100 mil anos, o nível dos oceanos chegou a estar 50 metros abaixo do estado atual, facilitando a sa travessia. O Mediterrâneo, porém, nunca foi ligado por terra ao continente na mesma época em que hominídeos estavam presentes na Terra. Embora ainda precise de mais evidências, a pesquisa traz à tona uma intrigante possibilidade: a de que somos navegadores por natureza.

FONTE: Revista ISTOÉ independente.

img2.jpg

Nenhum comentário: