quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

MUSEUS DE ARQUEOLOGIA DO BRASIL ( Museu Paleontológico e Arqueológico Walter Ilha )

Museu Paleontológico e Arqueológico Walter Ilha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Museu Paleontológico e Arqueológico Walter Ilha
Fundação 1987.
Localização Rua Fernando Ferrari, 164.
São Pedro do Sul
, Rio Grande do Sul.
Brasil
Tipo Paleontologia
Website
O Museu Paleontológico e Arqueológico Walter Ilha[1] esta localizado na Rua Fernando Ferrari, 164, na cidade de São Pedro do Sul, no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. É um museu do Geoparque da Paleorrota, com informações sobre a região.

Índice

[esconder]

[editar] História

O Museu Municipal Walter Ilha possui um acervo considerável de fósseisarqueologia e mineralogia, organizada com o intento de mostrar a história evolutiva da vida. vegetais e animais de cerca de 230 milhões de anos atrás. Também contém uma coleção de
O Museu foi criado pela Lei Municipal nº 140-83/88 de 27/11/87. Entretanto, sua história é bem mais antiga. Walter Ilha, um tipógrafo por profissão e cientista por essência, passou a procurar junto às autoridades, bibliografias, revistas e outros meios, esclarecimentos sobre fósseis.
Não tardou muito e descobriu o grandioso valor científico deste patrimônio e de forma humana passou a empreender todos os esforços possíveis para a preservação destes bens. Neste tempo estavam instaladas na comunidade firmas que cuidavam do processamento deste material. A partir daí, Walter passou a constituir uma coleção de amostras do material. Desta forma, atuando junto aos poderes Executivo e Legislativo implantou a idéia de criação de um museu.
Após algum tempo, conseguiu uma sala junto ao prédio da Rádio Municipal, sendo inaugurado pelo Prefeito da época Lavo Gutheil, em 28 de setembro de 1980 o Museu Paleontológico Municipal de São Pedro do Sul.
Mesmo não sendo licenciado, Walter Ilha era convidado a palestrar eventos científicos sobre Paleontologia, chegando a ser aceito como membro da Sociedade Brasileira de Paleontologia. A história do museu confunde-se com a vida deste personagem. A luta de Ilha era incansável, sempre em contato com pessoas que pudessem colaborar com a preservação dos fósseis, e buscava de toda forma conscientizar a população para preservação destes fósseis.
Em setembro de 1987 Walter Ilha faleceu, mas seus sonhos começava a tomar forma. Em novembro deste mesmo ano, em homenagem a Walter Ilha, o Museu passou a levar seu nome. [2]

[editar] Acervo

Museus
do Geoparque da Paleorrota.
O acervo do museu iniciou com a doação de Walter Ilha de coleção de mineralogia, paleontologia e arqueologia. O acervo tem recebido contribuições da UFRGS, UFSM e UNISINOS.

FONTE: Wikipédia, a Enciclopédia Livre.

Nenhum comentário: