quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

VEÍCULOS ESPACIAIS ( Nave Espacial )

Nave espacial

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Phoenix landing.jpg
Proton Zvezda crop.jpg
Space Shuttle Columbia launching.jpg
Uma nave espacial, astronave ou espaçonavePB é um veículo para viagens interplanetárias, com capacidade de viajar pelo espaço exterior (acima do limite da atmosfera).

[editar] Nave interestelar

Uma nave interestelar (ou nave estelar) é uma nave espacial projetada para viajar entre sistemas solares ("viagem interestelar"). É um conceito muito comum na ficção científica. Os veículos espaciais que não são projetados para percursos interestelares costumam ser chamados de naves espaciais.
A humanidade ainda não logrou construir uma nave estelar de verdade, embora muitos cientistas e entusiastas discutam propostas para viagens interestelares. Este artigo apresenta o tema tal qual tratado na ficção científica.
Um recurso literário comum neste gênero é o do sistema de propulsão super-luz (mais rápido que a velocidade da luz), como o "motor de dobra" (o warp drive, por exemplo), ou a viagem através do "hiperespaço", embora algumas naves estelares tenham equipamentos próprios para jornadas com séculos de duração, no caso de viagens sub-luz. Outros projetos propõem maneiras de acelerar a nave a velocidades próximas à da luz, o que permitiria uma viagem relativamente "rápida" (isto é, décadas, não séculos) para as estrelas vizinhas, aproveitando-se da dilatação do tempo prevista pela teoria da relatividade.

[editar] Artigos relacionados

O Commons possui uma categoria com multimídias sobre Nave espacial
FONTE: Wikipédia, a Enciclopédia Livre.

[editar] Galeria de imagens

Nenhum comentário: