quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

MUSEUS NACIONAIS DO BRASIL ( Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro )

Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Museu Nacional da UFRJ)
Ir para: navegação, pesquisa
Museu Nacional do Brasil
Museu Nacional do Brasil
Fundação 1818
Localização Rio de Janeiro, Brasil
Tipo Museu de história natural e Arqueológico
Diretor Sérgio Alex Kugland de Azevedo (desde 2003)
Website www.museunacional.ufrj.br
O Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, popularmente denominado Museu da Quinta da Boa Vista é um dos mais importantes museus do Brasil e da América Latina localizado no interior do parque da Quinta da Boa Vista, na cidade do Rio de Janeiro, Brasil. Atualmente é mantido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Índice

[esconder]

[editar] História

[editar] Antecedentes: a Casa dos Pássaros

A instituição remonta ao Museu Real, fundado por D. João VI (1816-1826) em 1818, numa iniciativa para estimular o conhecimento científico no Brasil. Inicialmente o Museu abrigou coleções de materiais botânicos, de animaisnumismática, de obras de arte e de máquinas. Herdou algumas das aves empalhadas da antiga "Casa dos Pássaros", primeiro museu de história natural brasileiro, fundado pelo Vice-Rei Dom Luis de Vasconcelos. A primeira sede do Museu Real localizava-se no Campo de Santana, no centro da cidade, em um prédio mais tarde ocupado pelo Arquivo Nacional. empalhados, de minerais, de
Com o casamento do príncipe D. Pedro com a princesa Maria Leopoldina de Áustria, vieram para o Brasil importantes naturalistas europeus, como Johann Baptiste von Spix e Carl Friedrich Philipp von Martius, que trabalharam para o Museu. Muitos outros pesquisadores europeus, como Auguste de Saint-Hilaire e Georg Heinrich von Langsdorff, contribuíram, ao longo do século XIX, para a coleção de exemplares naturais e etnológicos da instituição, nas respectivas expedições pelo país.

[editar] O Segundo Reinado

No decorrer do século XIX, refletindo tanto as preferências do Imperador Dom Pedro II quanto o interesse do público europeu, o Museu Nacional passou a investir nas áreas da antropologia, paleontologia e arqueologia. O próprio Imperador, um entusiasta de todos os ramos da ciência, contribuiu com diversas peças de arte egípcia, fósseis e exemplares botânicos, entre outros ítens, obtidos por ele em suas viagens. Desta forma o Museu Nacional se modernizou e tornou-se o centro mais importante da América do Sul em História Natural e Ciências Humanas.

[editar] A República

O Imperador ainda era uma figura muito popular no momento em que foi deposto, em 1889. Desta forma, os republicanos procuraram apagar os símbolos do Império. Um destes símbolos, o Paço de São Cristóvão, a residência oficial dos imperadores, tornou-se um local ocioso e que ainda representava o poder imperial. Então, em 1892, o Museu Nacional, com todo o seu acervo e seus pesquisadores, foi transferido da Casa dos Pássaros para o Paço de São Cristóvão, na Quinta da Boa Vista, onde se encontra até os dias de hoje.
Em 1946 o Museu passou a ser administrado pela Universidade do Brasil, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro. Os pesquisadores e suas salas e laboratórios ocupam boa parte do Paço e alguns prédios erguidos no Horto Botânico, na Quinta da Boa Vista. No Horto ainda encontra-se uma das maiores bibliotecas científicas do Rio de Janeiro. Atualmente, o Museu Nacional oferece cursos de pós-graduação ligados à Universidade nas seguintes áreas: Antropologia Social, Botânica, Geologia e Paleontologia, e Zoologia.
O Paço abriga a exposição de um dos maiores acervos das Américas de animais empalhados, minerais, coleções de insetos, utensílios indígenas, múmiasmeteoritos, fósseis e achados arqueológicos. egípcias e sul-americanas,
O Museu Nacional encontra-se aberto ao público de terça a domingo, das 10h às 16h.

FONTE: Wikipédia, a Enciclopédia Livre.

Nenhum comentário: