domingo, 27 de fevereiro de 2011

LÍDERES DO MUNDO ÁRABE NA ATUALIDADE ( Rei Fahd Bin Abdul Aziz Al-Saud/Arábia Saudita-ÁSIA )

Fahd da Arábia Saudita

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Fahd da Arábia Saudita
Malik da Arábia Saudita
Guardião das Duas Mesquitas Sagradas
Primeiro-ministro da Arábia Saudita
Fahd bin Abdul Aziz.jpg
Fahd bin Abdul Aziz
Reinado 13 de junho de 1982-1 de agosto de 2005
Nome completo Fahad bin Abdul Aziz Al Saud
Nascimento 1921

Riade
Morte 1 de agosto de 2005

Riade
Sepultamento Al-Oud
Antecessor Rei Jaled
Sucessor Rei Abdallah
Consorte AL Anood Bint Abdulaziz Bin Mousad AL Saud
AL Joharah Bint Ibrahem AL Ibrahem
Filhos Faisal bin Fahad, sultan bin Fahad
Muhammad bin Fahd
, Saud bin Fahad
khaled bin Fahad
, Abdul-Aziz bin Fahad
Dinastia Casa de Saud
Pai Ibn Saud
Fahd bin Abdul Aziz Al-Saud (Riade, 1 de Agosto de 1920 - Riade, 1 de Agosto de 2005) foi Rei da Arábia Saudita entre 1982 e 2005, sendo o quinto rei da família Al Saud.
Fahd, cujo nome significa "leopardo" em árabe, governou a Arábia Saudita durante mais de duas décadas, passando por duas guerras do Golfo, uma queda espectacular dos preços do petróleo e o aparecimento da Al-Qaeda no reino. O rei Fahd defendeu várias propostas para encontrar uma solução para o conflito entre árabes e israelitas e era um dos homens mais ricos do mundo.
Como Rei da Arábia Saudita era o guardião dos lugares santos do Islão de Meca e Medina. Devido a doença, desde 1995 que o soberano de facto era o seu irmão e sucessor Abdala bin Abdelaziz. Nesse ano sofreu uma emboliarim devido a um cancro, por uma extracção da vesícula, pela diabetes e artrose. cerebral, e esteve confinado a uma cadeira de rodas, com graves problemas de memória. A sua saúde, já débil, era afectada por um transplante de
Sexto filho dos mais de 40 que teve o Rei Ibn Saud, fundador da moderna Arábia Saudita em 1932. Os seus antecessores, além de seu pai, foram o tio Saud e irmãos Faisal e Jaled. Em 1945 o príncipe Fahd fez a sua primeira visita oficial no estrangeiro para assistir à inauguração das Nações Unidas, cerimónia que decorreu em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América.
Foi Faisal quem se encarregou de apresentá-lo na cena política em 1952, depois de realizar estudos islâmicos e de cultura ocidental. O seu primeiro cargo foi o de ministro da Educação em 1953 (é Fahd quem abre a escola pública às mulheres e introduz o ensino da ciência), que deixou 10 anos mais tarde quando foi nomeado responsável do Interior.
Em 1964, após a destituição do rei Saud e subida ao trono do seu irmão Faisal, foi designado segundo na hierarquia do Governo. Também dirigiu os Conselhos Superiores de Petróleo, a Universidade, e as Seguranças Nacional e da Peregrinação a Meca.
Tornou-se herdeiro em 1975, depois do assassinato do seu irmão Faisal e ascensão ao trono de Jaled.

[editar] Reinado

Quando sobe ao trono em 1982, Fahd é confrontado com a queda em 20 por cento dos preços de petróleo e realiza importantes reformas económicas, nomeadamente cortes maciços nas subvenções públicas. Reforma também as forças armadas do reino, gastando, entre 1985 e 1991, quase 50 mil milhões de dólares para fazer face às ameaças iraquianas, segundo a revista especializada Jane´s Intelligence Weekly.
Após a invasão do Kuwait pelo Iraque de Saddam Hussein, em Agosto de 1990, Fahd toma a histórica decisão de autorizar a presença das forças norte-americanas na Arábia Saudita, berço do Islão e onde estão as mesquitasMeca e Medina. santas das cidades de
A guerra do Golfo, em 1991, e a chegada das tropas da coligação ao território saudita começam a quebrar os tabus de uma sociedade fundada sobre o wahabismo, uma das interpretações mais rígidas do Islão.
Em 1992, Fahd decide lançar as primeiras reformas políticas da história do reino, criando em 1993 um Conselho Consultivo e promulga a Lei Fundamental inspirada na lei islâmica.
A aliança militar com Washington começa, entretanto, a provocar a cólera dos fundamentalistas, nomeadamente de jovens sauditas como Osama bin Laden, que regressam triunfantes do Afeganistão após terem combatido o Exército Vermelho (da União Soviética) ao lado dos mujaidines.

FONTE: Wikipédia, a Enciclopédia Livre.

Precedido por Jaled Rei da Arábia Saudita
1982
- 2005
Sucedido por Abdallah

Nenhum comentário: