terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

MUSEUS DO RIO GRANDE DO NORTE ( Museu Câmara Cascudo )

Museu Câmara Cascudo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
O MUSEU CÂMARA CASCUDO (MCC), órgão suplementar da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), é uma unidade de preservação, conservação e divulgação das ciências naturais e antropológicas e que tem por finalidade o ensino, a pesquisa e a extensão universitária. Criado em 22 de novembro de 1960 como Instituto de Antropologia, foi o primeiro órgão de pesquisa da UFRN. Atualmente, o museu tem pouco acesso do público não-universitário e se encontra foro do roteiro turístico do Rio Grande do Norte. A visita, que somente é preciso um valor simbólico de 2,00 por pessoa, é composta 80% por alunos. [1]

Índice

[esconder]

[editar] Missão

Contribuir para o desenvolvimento sócio-cultural e científico do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da preservação, pesquisa e comunicação das ciências naturais e antropológicas.
O MCC/UFRN tem a visão de ser um centro de excelência em pesquisa e comunicação científica, atuando de forma integrada e reconhecido como referência na preservação de acervos e divulgação das ciências naturais e antropológicas.

[editar] Histórico

O Museu Câmara Cascudo foi criado no dia 22 de novembro de 1960 como Instituto de Antropologia da Universidade do Rio Grande do Norte (IA/URN), federalizada nesse mesmo ano, passando a chamar-se Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
O Instituto de Antropologia foi o primeiro órgão de pesquisa da UFRN e possuía como objetivo “promover e divulgar estudos sobre o homem em seus diversos aspectos físicos e culturais, além de realizar pesquisas relativas às jazidas pré-históricas do território norte-rio-grandense.” (Lei 2694 – Cria o Instituto de Antropologia) Além das atividades de pesquisa, o IA oferecia cursos de extensão universitária nas áreas de antropologia, arqueologia, etnologia e paleontologia.
A primeira equipe do Instituto foi composta por Luís da Câmara Cascudo, José Nunes Cabral de Carvalho, Veríssimo de Melo e D. Nivaldo Monte. Nos primeiros anos de atividade foram realizadas as instalações e acomodações dos professores-pesquisadores; formação dos departamentos; busca de material nas pesquisas de campo e a formação dos principais ambientes do IA.
Ao longo da década de 1960, os pesquisadores do Instituto viajaram pelo estado realizando suas pesquisas e coletando material nas áreas das ciências naturais e da antropologia. O resultado dessas pesquisas gerou um acervo considerável para construção do que se projetava ser um museu universitário.
No ano de 1964, foi doado ao Instituto de Antropologia o terreno onde foi construída sua sede, localizado na Avenida Hermes da Fonseca, número 1398.
Em 1965, o Instituto foi nomeado “Instituto de Antropologia Câmara Cascudo”, em homenagem ao seu primeiro diretor, Luis da Câmara Cascudo, pesquisador e folclorista norte rio-grandense e um dos fundadores do Instituto.
No dia 4 de outubro de 1973, o “Instituto de Antropologia Câmara Cascudo” foi transformado em “Museu Câmara Cascudo”, tendo como compromisso “preservar os resultados das pesquisas e estruturar as atividades de proteção, utilização e exposição das peças do acervo”. (Resolução do CONSUNI – Cria o Museu Câmara Cascudo)

[editar] Estrutura

O prédio do MCC/UFRN está localização na Av. Hermes da Fonseca, 1398 – Tirol, Natal/RN, Brasil. O terreno foi doado pela Sociedade de Assistência aos filhos de Lázaro, através de seu Presidente Dr. Varela Santiago. Sua construção teve início em 1964, a cargo da UFRN, sendo seu construtor o Eng. Malef de Carvalho e o Arquiteto Dr. Manoel Coelho O prédio apresenta um estilo moderno em concreto armado com revestimento de tijolo aparente. A área total é de 11.766,72 m2, compreendendo uma área coberta de 4.502,64 m2, distribuída entre o Setor de Exposição e Divulgação, Museologia, Reserva Técnica, Laboratórios, Salas de aula, Salas de professores, Biblioteca, Administração, etc.[2]

[editar] Acervo

O acervo do Museu Câmara Cascudo/UFRN encontra-se dividido nas seguintes coleções:
FONTE: Wikipédia, a Enciclopédia Livre.

Nenhum comentário: