terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

PREVISÃO CLIMÁTICA PARA O PERÍODO E MARÇO A MAIO DE 2011 NO NORDESTE DO BRASIL

18/02/2011 - 14:57 | Atualizada em: 18/02/2011 às 14:57

Meteorologistas apresentam previsão climática para o período março a maio no NE

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR, com informações da Assecom-RN
A região do semiárido nordestino não será penalizada pela estiagem e terá chuvas de normal a acima da média histórica, no período de março a maio. A informação foi divulgada no relatório contendo o prognóstico climático da região, elaborado pelos meteorologistas do Nordeste e de institutos nacionais que estiveram reunidos em Natal, nos dias 17 e 18, com o objetivo de definir o comportamento das chuvas no semiárido.

De acordo com as informações do agrometeorologista da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA, José Espínola, um dos fenômenos decisivos para as chuvas aqui no Nordeste é a mudança na temperatura dos oceanos. Segundo ele, as análises feitas nas temperaturas dos oceanos pacífico e atlântico norte e sul mostraram bom indicativo para o período chuvoso na região. "Podemos dizer que 45% da probabilidade são de um inverno normal, com chuvas em torno da média, 40% de chuvas acima da média e 15% de chance se ter pouca chuva", disse.


Segundo a governadora Rosalba Ciarlini, no caso de grande volume de chuvas que possam provocar inundações, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros estão fazendo levantamento e vistorias em todas as barragens e açudes do Estado para identificar as áreas de risco. "Já estamos com todo o mapeamento feito pela comissão da Defesa Civil e pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, inclusive com o diagnóstico das famílias que moram em locais que, porventura, se tivermos um inverno rigoroso, sejam inundados. Nós precisamos estar preparados para tomar as medidas necessárias na prevenção e na assistência", revelou.

FONTE: DN online/Meteorologia.

Nenhum comentário: