quarta-feira, 7 de julho de 2010

GRANDES CADEIAS DE MONTANHAS DO MUNDO (A Cordilheira do ATLAS/África)

Cordilheira do Atlas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Ir para: navegação, pesquisa

Foto satélite com a localização da cordilheira do Atlas, cortesia Nasa
A cordilheira do Atlas é uma cadeia de montanhas no noroeste da África que se estende por 2400 km através do Marrocos, da Argélia e da Tunísia, e ainda inclui Gibraltar. O pico mais alto é o Jbel Toubkal, com 4167 m, localizado no sul do Marrocos. As montanhas do Atlas separam as margens do Mar Mediterrâneo e do oceano Atlântico do deserto do Saara. A população dessas montanhas é constituída principalmente de berberes no Marrocos e de árabesArgélia. na
Como a América do Norte, a Europa e a África formavam um supercontinente há milhões de anos, acredita-se que a cordilheira do Atlas tenham se formado como parte de orogênese Allegheniana. Essas montanhas formaram-se quando a África e a América colidiram, e foram uma cordilheira muito mais alta do que o Himalaia de hoje. Atualmente, os resquícios desta cadeia podem ser vistos na Fall line, no leste dos Estados Unidos da América. Algumas remanescências ainda podem ser encontradas nos Apalaches, formados mais tarde, na América do Norte. As montanhas da Sierra Nevada, na Espanha, também foram formadas nessa colisão continental.
As montanhas estão divididas entre o Grande Atlas do Marrocos, o Tell Atlas, mais baixo, que se estende ao longo da costa e o largo Atlas Saarense, que se estende para o sul.
Mapa mostrando a localização da Cordilheira do Atlas no norte da África.
FONTE: Wikipédia, a Enciclopédia Livre.

Nenhum comentário: