segunda-feira, 5 de julho de 2010

SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS ( Chan Chan/ PERU- América do Sul)

Chan Chan

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Ir para: navegação, pesquisa
Princípio da imparcialidade
Este artigo ou secção possui passagens que não respeitam o princípio da imparcialidade.
Tenha algum cuidado ao ler as informações contidas nele. Se puder, tente tornar o artigo mais imparcial.

Pix.gif Zona Arqueológica de Chan Chan
Flag of UNESCO.svg
Património MundialUNESCO
Chanchan fishnet ruins.JPG
Vista das ruínas do complexo de Tschudi
Informações
Inscrição: 1986 (em perigo:1986)
Localização: 8° 6′ S 79° 4′ W
Critérios: (i)(iii)
Descrição UNESCO: fr en
Um reino poderoso, com estrutura hierárquica definida e uma cidade perfeitamente planejada, abrigando 50 mil habitantes. Assim era Chan Chansítios arqueológicos do mundo. Somente mãos habilidosas poderiam erguer uma cidade de barro como a de Chan Chan, costa norte do Peru. Próximo a Trujillo, Chan Chan foi a capital do Reino de Chimu, um dos mais poderosos da América do Sul, embora menos famoso que o Inca. Em 1986 a Unesco declarou esta relíquia arqueológica um patrimônio cultural da humanidade. E não é para menos: pelos cerca de 15km² nos quais se estende Chan Chan, há ruínas das edificações construídas em adobe, um material preparado com barro, palha e pedregulho, ideal para a região em que se localiza a cidade, quase sem chuvas. Não por acaso, Chan Chan significa há 600 anos, hoje um dos mais preciosos "Sol Sol". Mas a erosão, provocada pela ação do tempo, colocou o sítio arqueológico em outra lista, a dos patrimônios em perigo.

[editar] Cidade dividida

O auge do Reino Chimu aconteceu no século XIV. A cidade de Chan Chan dividia-se em dez partes muradas - chamadas cidadelas -, algumas com paredes de proteção de mais de 9 metros de altura. Em cada cidadela havia templos religiosos piramidais, jardins, cemitérios, reservatórios e palácios para os reis e nobres. Uma das histórias daquela época faz referência a jardins com plantas de ouro. Fora do muro ficavam as casas mais modestas, para o povo. O centro da cidade era o Templo de Tschudi, onde até hoje pode-se apreciar a Câmara do Conselho - local reservado a reuniões - e experimentar seu efeito acústico fantástico: basta sussurrar para se fazer ouvir. No século XV os Chimus foram dominados pelos Incas, deixando para a posterioridade ruínas de sua civilização.
Localização: Vale do Chimu, costa norte do Peru.
Maior Cidadela: Cerca de 20.500m².
Perigo: Em 1998, em razão do El Niño, uma chuva atípica castigou Chan Chan e medidas de emergência tiveram que ser tomadas.

FONTE: Wikipédia, a Enciclopédia Livre.

Nenhum comentário: