segunda-feira, 5 de julho de 2010

GRANDES DESERTOS DO MUNDO ( Nazca/ PERU- América do Sul)

Deserto de Nazca

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Ir para: navegação, pesquisa
Localização geográfica.
O Deserto de Sechura também conhecido como Deserto de Nazca, está localizada na região peruana chamado Piura.

Índice

[esconder]

[editar] Localização e extensão

O deserto ocupa uma faixa ao longo da costa norte do Peru junto ao Pacífico, logo ao sul da cidade de Piura. Ele se estende desde a costa cerca de 100 km para o interior até os cumes secundário do Andes. A área total do deserto de Sechura é 188.735 km². No Peru, o Sechura se limita à parte mais noroeste do país (Piura e Lambayeque). Fontes estrangeiras, como o World Wildlife Fund, definem-no como todo o trecho de deserto costeiro da ponta noroeste do Peru até ao norte do Chile, já na fronteira com o deserto do Atacama.

[editar] História

O nome sechura deriva da cultura SEC que se desenvolveu por volta do ano 400 a.C. Em 1728 a cidade antiga de Sechura foi destruída por um tsunami e seus habitantes mudaram-se para a atual localização. Durante os anos em que ocorre o efeito El Niño inundações são comuns; em 1998, uma inundação surgida devido às cheias que assolaram o litoral do deserto transformou o local, onde havia nada além de terras áridos por 15 anos, criando o segundo maior lago no Peru: 145 km de comprimento, 30 quilômetros de largura e três metros de profundidade, com ilhotas esparsas de areia e argila apontando na superfície.

[editar] Clima

Dunas situadas ao norte.
O deserto peruano tem uma faixa de temperatura muito baixa devido ao efeito moderador do Oceano Pacífico, mas por causa do afloramento de águas frias na costa e das condições atmosféricas peculiares, o deserto é um dos mais áridos da Terra[1].
O verão (de dezembro a março) é quente e ensolarado, com temperaturas médias superiores a 24°C, na faixa entre entre 25ºC a 38ºC. O inverno (de junho a setembro) é frio e nublado, com temperaturas médias que variam de 16ºC durante a noite a 24ºC durante o dia.

[editar] Geografia

Os numerosos pequenos rios que cruzam o Sechura permitiram assentamentos humanos por milênios. Um certo número de culturas urbanas floresceram aqui, incluindo os Moches, que prosperaram se alimentando de peixes, porquinho-da-índia, abobrinha e amendoim. Os Sicáns (c.800-1300) sucederam aos Moches, e são conhecidos pela sua ourivesaria à base de cera perdida. Os rios continuam a permitir a agricultura irrigada intensiva, nas férteis terras baixas. Duas das cinco maiores cidades do Peru, Piura e Chiclayo, encontram-se nesta região.

FONTE: Wikipédia, a Enciclopédia Livre.

Nenhum comentário: