segunda-feira, 5 de julho de 2010

GRANDES DESERTOS DO MUNDO ( Deserto da Líbia/ ÁFRICA)

Deserto da Líbia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência (desde dezembro de 2009).
Ajude a melhorar este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto ou em notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirus

Paisagem do Deserto da Líbia.
O Deserto da Líbia é um deserto africano que está localizado ao norte e leste do deserto do Saara e ocupa o sudoeste do Egito, leste da Líbia e noroeste do Sudão. Abrange uma área de aproximadamente 1.100.000 km² e tem mais ou menos a forma de um retângulo no mapa.
Este deserto é formado praticamente apenas de areia e rocha plana, e é habitado pelos Senussis. A vida selvagem predominante são serpentesescorpiões. terrestres e
Há, em muitas partes do deserto, grandes depressões e não há rios ou córregos que drenam para dentro ou para fora da área.
Existem oito importantes depressões no deserto da Líbia, e todas são considerados oásis, com exceção das menores, Qattara, por exemplo, porque suas águas são salgadas. Limitado a produção agrícola, a presença de alguns recursos naturais, e assentamentos permanentes são encontrados nas outras sete depressões, as quais têm a água doce fornecidos pelo Nilo ou pelos locais subterrâneos.

[editar] A depressão de Qattara

A depressão de Qattara, que contém o segundo ponto mais baixo da África, é de aproximadamente 15.000 km ² (aproximadamente a metade de Sergipe), e é em grande parte abaixo do nível do mar (o seu ponto mais baixo está 133 metros abaixo do nível do mar). A inabitada depressão de Qattara é formada por sertão, sapais (um tipo de pântano) e lagoas de sal.

[editar] O Gilf Kebir

O planalto de Gilf Kebir tem cerca de 300 metros acima da planície geral. Ele é praticamente igual à Suíça em tamanho. Há muitas crateras inundadas. A parte nordeste, separada da outra metade por um vale amplo chamado de Gap tem um solo muito quebrado, e suporta três grandes rios com vegetação.
O Gilf Kebir contém a cratera de Kebira, com 950 metros, uma das maiores do mundo.

[editar] Os "Mares de Areia"

Os três "Mares de Areia", que contêm dunas até 110 metros de altura e que abrangem cerca de um quarto da região, são:
  • Mar de areia egípcio;
  • Mar de areia Kalansho;
  • Mar de areia Ribiana.
FONTE: Wikipédia, a Enciclopédia Livre.

Nenhum comentário: