sábado, 9 de março de 2013

NESTE FIM DE SEMANA, MAIS UM ASTERÓIDE PASSARÁ DE "RASPÃO" PELA TERRA ( "Viajantes do Espaço" )


09/03/2013 - 05h05


DE SÃO PAULO

Neste fim de semana, mais um asteroide passará "de raspão" pela Terra. Do tamanho de um quarteirão (100 m), o pedregulho só foi descoberto no último domingo.
Batizado de 2013ET, ele passará a 960 mil km de distância do nosso planeta --o equivalente a mais ou menos duas vezes e meia a distância entre a Terra e a Lua.
Embora próxima, a passagem do asteroide não deve render boas imagens para os astrônomos amadores, como bólidos anteriores já fizeram.
Astrônomos que operam telescópios maiores, usados em pesquisa, no entanto, estão empolgados com a visita.
Alguns observatórios, como o Slooh, nas Ilhas Canárias, transmitirão a passagem ao vivo (http://events.slooh.com) no sábado à tarde.
De acordo com astrônomos de várias partes do mundo, o bólido não oferece risco de se chocar com o planeta.
Apesar disso, a repentina descoberta do asteroide, já tão próximo de chegar à Terra, assustou muita gente.
Nas últimas semanas, a Terra tem assistido a uma série de aproximações de asteroides. O último deles, o 2013 EC, com 10 metros de comprimento, também só foi descoberto dias antes de passar por nossa vizinhança.
O traumático meteoro que explodiu na Rússia e deixou mais de 1.200 feridos, no dia 15 de fevereiro, não chegou sequer a ser detectado.
No mesmo dia, o asteroide 2012 DA14, de 45 m, passou a míseros 27.680 km, bem mais próximo do que a Lua, mas sem causar estragos.
E, além dos asteroides, o fim de semana também será dos cometas. Em um evento raro, há dois deles visíveis do Brasil simultaneamente.
Hoje, no entanto, será a última oportunidade para ver o Pan-STARRs. Já o Lemmon deve ser observável por pelo menos mais uma semana.

FONTE: Folha.com/Ciência

Nenhum comentário: