segunda-feira, 11 de março de 2013

PERSISTE TENDÊNCIA DE DÉFICIT DE CHUVAS PARA O NORDESTE DO BRASIL ( Meteorologia )



22 de fevereiro de 2013

 

As águas superficiais continuam mais frias que o normal na faixa equatorial desde a costa oeste da América do Sul até o setor central do Pacífico. No entanto, ainda persiste a ausência do acoplamento entre as condições oceânicas e atmosféricas, ou seja, permanece a situação de neutralidade em relação ao desenvolvimento de um novo episódio associado ao fenômeno El Niño-Oscilação Sul (ENOS). Os modelos de previsão climática continuam sinalizando a manutenção de temperaturas ligeiramente abaixo da climatologia no Pacífico Equatorial. Por outro lado, na região tropical do Atlântico Norte, permanece o ligeiro aquecimento das águas superficiais, o que poderá comprometer a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) no sentido de favorecer a ocorrência de chuvas no norte da Região Nordeste do Brasil. Esta configuração nas áreas tropicais dos oceanos Pacífico e Atlântico continua favorável ao excesso de precipitação no norte da Região Norte e a redução das chuvas na maior parte da Região Nordeste.

Considerando este atual cenário, a previsão por consenso elaborada pelo CPTEC/INPE em conjunto com o INMET e os centros estaduais de Meteorologia, para o trimestre que inicia em março e termina em maio de 2013 (MAM/2013), indica que a categoria prevista como a mais provável é de chuvas abaixo da faixa normal (40%) para quase toda da Região Nordeste, seguida pela probabilidade de 35% de ocorrência de chuvas na categoria normal e 25% de probabilidade na categoria acima da normal. Para o setor leste do Nordeste, assim como para toda a área central do Brasil, a previsão indica o padrão climatológico, com igual probabilidade de chuva para as três categorias (abaixo da normal, normal e acima da normal). Para o norte da Região Norte e centro-sul da Região Sul, a previsão indica 40% de probabilidade de ocorrência de chuvas acima da faixa normal, 35% de probabilidade de ocorrência de chuvas na categoria normal e 25% na categoria abaixo da normal. É importante mencionar que sinais de variabilidade intrassazonal foram notados nos oceanos Índico e Pacífico e podem continuar influenciando a distribuição de chuvas, especialmente sobre o Nordeste do Brasil, no decorrer do próximo trimestre.

Neste trimestre, as temperaturas estão sendo previstas entre as categorias normal e acima da normal climatológica para a Região Nordeste e dentro da categoria normal nas demais áreas do País. Ressalta-se que, durante a transição entre as estações de outono e inverno, são esperadas maiores variações das temperaturas, com possíveis incursões de massas de ar frio um pouco mais intensas, especialmente para as Regiões Sul e Sudeste do Brasil no final do trimestre MAM.

A formação de regiões de convergência de umidade ocorreu com maior frequência a partir de meados de janeiro, favorecendo a ocorrência de chuvas acima da média histórica principalmente na grande área central do Brasil. Os acumulados de precipitação excederam 100 mm em várias localidades do País, com destaque para os valores registrados em Paranaíba-MS (145 mm, no dia 01); Ponta Porã-MS (163,8 mm, no dia 09), Carolina-MA (135,3 mm, no dia 15), Campo Mourão-PR (139,4 mm, no dia 15), Taguatinga-TO (151,1 mm, no dia 24) e em Diamantina-MG (132 mm, no dia 28), segundo dados do INMET.

Informações adicionais sobre as condições oceânicas e atmosféricas globais e a situação da chuva em todo o Brasil serão disponibilizadas no endereço http://infoclima1.cptec.inpe.br.
Atualizado em 25/02/2013 15:26
 
FONTE: INPE/CPTEC

Nenhum comentário: