quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

ACIDENTES GEOGRÁFICOS ( Istmo )

Istmo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência (desde Novembro de 2008).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirus


Diagrama simplificado

Um istmo (do grego ισθμός) é uma porção de terra estreita cercada por água em dois lados e que conecta duas grandes extensões de terra.
O istmo mais famoso é sem dúvida o istmo através do qual passa o Canal do Panamá e que conecta a América do Norte à América do Sul.

[editar] Curiosidades e istmos famosos

Os istmos são lugares estratégicos para a construção de canais. O Canal do Panamá, que conecta o Oceano Atlântico e o Oceano Pacífico, reduz drasticamente o trajeto marítimo entre a costa leste e a costa oeste da América do Norte. O Canal de Suez, mencionado anteriormente, é um outro exemplo, pois permite ligar a Europa e a Ásia sem contornar a África. Os istmos são o inverso dos estreitos. Assim, enquanto os istmos ligam duas extensões de terra entre duas extensões de água, os estreitos unem duas extensões de água entre duas extensões de terra.

FONTE: Wikipédia, a Enciclopédia Livre.

Nenhum comentário: