sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

MONTE AUGUSTUS, O MAIOR MONÓLITO DO MUNDO ( Austrália/OCEANIA )

Monte Augustus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Mount Augustus é um monólito localizado no National Park Mount Augustus, a 852 km ao norte de Perth, 490 km pela estrada leste de Carnavon e 390 km ao noroeste de Meekatharra, no oeste da Austrália. O Monte, principal característica do parque nacional, é conhecido como "Burringurrah" pelo povo local, os aborígenes Wadjari.[1]

Índice

[esconder]

[editar] Monte Augustus


Mount Augustus
O Monte Augustus fica a 1105 metros de altitude e, com aproximadamente 860 m de altura, cobre uma área de 47.95 km². Ele possui um cume central de 8 km de comprimento. O monte Augustus é largamente difundido como " o maior monolíto do mundo",[2] mas tal afirmação não origina da literatura geologista, tão pouco aparece para ser substanciado em outras pesquisas científicas. A reivindicação parece ter aumentado a rivalidade por um bom tempo com seu rival conterrâneo Uluru, também concorrente ao título de maior monolíto.

[editar] Geologia

Composto de arenito e conglomerado, o Monte Augustus é uma formação conhecida pelos geologistas como Arenito Mount Augustus, e é coberto por um granito mais velho na extremidade norte.[3] O Arenito Mount Augustus é uma deposição de antigos sistemas fluviais e algo mais novo que o antigo granito de 1,65 bilhões de anos abaixo dele. Os sedimentos originalmente horizontais, foram dobrados em um assimétrico anticlinal por movimentos de terra posteriores.

[editar] História Européia

Francis Thomas Gregory alcançou a cimeira em 3 de junho de 1858 durante sua épica jornada de 107 dias pela região de Gascoyne. Semanas depois ele nomeou o pico em homenagem ao seu irmão, Augustus Charles Gregory (1819 - 1905). Nessa época, Augustus estava em sua última expedição, o fracassado saque pela Queensland ocidental na intenção de procurar a localização de Ludwig Leichhardt.

FONTE: Wikipédia, a Enciclopédia Livre.

Nenhum comentário: