sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

ESTADOS DO BRASIL ( Rio Grande do Norte/Região Nordeste-BRASIL) "Parte 1"

Rio Grande do Norte

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Estado do Rio Grande do Norte
Bandeira do Rio Grande do Norte
Brasão do Rio Grande do Norte
(Bandeira) (Brasão)
Hino: Hino do Rio Grande do Norte
Gentílico: Potiguar / Norte-rio-grandense


Localização do Rio Grande do Norte no Brasil

Localização
 - Região Nordeste
 - Estados limítrofes Paraíba e Ceará
 - Mesorregiões 4
 - Microrregiões 19
 - Municípios 167
Capital Natal
Governo 2007 a 2010
 - Governador(a) Iberê Ferreira[1] (PSB)
 - Deputados federais 8
 - Deputados estaduais 24
 - Senadores Garibaldi Alves FilhoPMDB) ( José Agripino MaiaDEM) ( Rosalba Ciarlini (DEM)
Área
 - Total 52 796,791 km² (22º) [2]
População 2009
 - Estimativa 3 137 541 hab. (18º)[3]
 - Densidade 59,43 hab./km² (10º)
Economia 2008
 - PIB R$25,481 bilhões (19º)
 - PIB per capita R$8.203 (20º)
Indicadores 2008[4]
 - Esper. de vida 71,1 anos (19º)
 - Mort. infantil 32,2‰ nasc. (23º)
 - Analfabetismo 18,1% (22º)
 - IDH (2005) 0,738 (21º) – médio[5]
Fuso horário UTC-3
Clima tropical BSh, As
Cód. ISO 3166-2 BR-RN
Site governamental www.rn.gov.br


Mapa do Rio Grande do Norte

O Rio Grande do Norte é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Devido à sua localização geográfica é considerado como a "esquina do continente" americano, ocupa a posição nordeste da/na Região Nordeste e tem como limites a norte e a leste o Oceano Atlântico, ao sul com a ParaíbaCeará. É dividido em 167 municípios e ocupa uma área de 52.796,791 km², sendo um pouco maior que a Costa Rica. Sua capital é a cidade de Natal. O estado apresenta o segundo melhor Índice de Desenvolvimento Humano[6] o menor índice de desnutrição[7] e a segunda maior expectativa de vida da Região Nordeste,[8]Santa Catarina).[9][10][11][12] e décima-quarta cidade mais segura do Brasil.[10] e a oeste com o (IDH), o menor índice de mortalidade infantil, além de ser o segundo estado mais seguro do país (atrás apenas de A capital do estado também é considerada a capital menos violenta do país
Possui uma população[13] sendo as mais importantes Natal, Mossoró, Parnamirim, Assu, Currais Novos e Caicó. Outras cidades importantes são São Gonçalo do Amarante, Ceará-Mirim, Macaíba e João Câmara. Sua Capital, Natal, reúne em sua região metropolitana cerca de 1,3 milhões de habitantes, sendo a 4º maior região metropolitana do Nordeste, 6º maior do Norte/Nordeste e 15º maior do Brasil. Sua segunda maior cidade, Mossoró, possui uma população de 254.032 mil habitantes, sendo a 19º maior cidade da Região Nordeste e uma das maiores do interior nordestino, além de ser polo de significativa importância para o estado. estimada em 3.137.541 habitantes, dos quais 73% vivem em cidades (áreas urbanas),
Apresentando um relevo modesto, com mais de 80% de sua área possuindo menos de 300m de altura, tem como rios principais o Potenji (que corta a capital), Moçoró, Apodi, Assu, Piranhas, Trairi, Jundiaí, Jacu, Seridó e Curimataú. As ilhas do Atol das Rocas também pertencem ao estado.
O Rio Grande do Norte é o maior produtor de petróleo em terra e de sal marinho do país,[14] também se destacando no setor agropecuário como a carcinicultura, a fruticulturaabacaxi, banana, melão e coco-da-baía, dentre outros) e a tradicional pecuária. Na indústria, são relevantes o parque têxtil (principalmente o DIM em Macaíba e o DIM de Natal/Parnamirim) e as instalações de processamento de petróleo e gás natural da Petrobrás em Guamaré, o Polo Industrial de Guamaré. irrigada (
Embora o maior litoral dentre os estados brasileiros seja o da Bahia, o Rio Grande do Norte é o com maior projeção para o Atlântico, já que se situa em uma região onde o litoral brasileiro faz um ângulo agudo, a chamada "esquina do Brasil". Foi por esse motivo, que os americanos decidiram estabelecer uma base aérea no estado durante a Segunda Guerra Mundial. Tal base, de tão importante que foi para o sucesso na Batalha da Normandia, foi apelidada na época de "Trampolim da Vitória", devido ao grande "salto" que proporcionou para a frente aliada.

Índice

[esconder]

[editar] História

Com a distribuição das capitanias hereditárias, o então Rio Grande é doado, em 1535, a João de Barros e Aires da Cunha, pelo Rei Dom João III de Portugal. A colonização fracassa e os franceses, que traficavam o pau-brasil, passam a dominar a área até 1598, quando os portugueses, liderados por Manuel de Mascarenhas Homem e Jerônimo de Albuquerque, iniciaram a construção do Forte dos Reis Magos para garantir a posse da terra.
O domínio lusitano durou até 1634, quando o Forte dos Reis Magos caiu em poder dos holandeses, que só foram expulsos em 1654. Nesse período, todos os arquivos, documentos e registros do governo português foram destruídos, o que até hoje dificulta a reconstituição da história da época [11].
Invasões preocupavam Portugal e, uma vez que a capitania do Rio Grande do Norte ficava localizada no ponto mais estratégico da costa brasileira, o Rei retomou a posse da Capitania e ordenou a construção de um forte para expulsar os Franceses da costa.
Em 1701, após ser dirigido pelo governo da Bahia, o Rio Grande do Norte passou ao controle da capitania de Pernambuco. Em 1817, a capitania aderiu à Revolução Pernambucana, instalando-se na cidade de Natal uma junta do governo provisório. Com o fracasso da rebelião, aderiu ao Império e tornou-se província em 1822. Em 1889, com a República, transformou-se em Estado.

[editar] Geografia


Natal, capital do estado.

Mossoró, segunda cidade mais importante do estado e o maior produtor em terra de petróleo do Brasil.
Rio Grande do Norte é dominado por seu litoral. O Estado é famoso por suas praias e dunas de areia , e o ar é, segundo a NASA , o segundo mais limpo no mundo depois da Antártida.
Dois climas predominam: tropical úmido, na parte oriental do litoral , e semi-árido, nos demais (maior parte) do Estado (incluindo a costa norte). A Mata Atlântica que cobria a maior parte da costa do Brasil teve sua extremidade norte no sul do Rio Grande do Norte. A zona norte de Natal, a capital, está sob as dunas, um tipo de formação associada com a erosão eólicaPolígono das Secas (uma área que recebe atenção especial do governo brasileiro). Há também muitos manguezais no estado, e o interior é dominado pela vegetãção da caatinga. O relevo em geral é caracterizado pelas planícies costeiras e as planícies que acompanham as principais bacias hidrográficas do Estado como a do Rio Açu, a do Rio Apodi, a do Rio Potengi, e as dentre outros rios (a grande maioria) que nos períodos anuais de seca são intermitentes. Existem também planaltos e chapadas no interior, onde em alguns casos avançam até o litoral leste-sul e norte, implicando na formação de falésias. Na divisa com o Ceará, ergue-se a Chapada do Apodi, delimitando a fronteira entre os Estados e finalizando na Serra do Coqueiro, na tríplice divisa com a Paraíba, o ponto mais elevado do Estado, com 868 metros de altitude, no extremo oeste localizado no município de Venha-Ver. Formas de relevo elevadas procedentes do Planalto da Borborema que se localiza na Paraíba, se estende até a região de Currais Novos. Geologicamente no Estado existem falhas que causam a incidência de tremores de terra eventuais na região do município de João Câmara, causados por acomodações geológicas de falhas antigas. O Pico do Cabugi e seus 590 metros é um dos poucos vulcões extintosAtol das Rocas no Oceano Atlântico, 260 km a noroeste de Natal, também pertence ao estado do Rio Grande do Norte. dos ventos que são abundantes no litoral do Estado. O clima semi-árido é caracterizado não só pelo baixo nível pluviométrico, mas também a irregularidade das chuvas, onde a maioria do interior do Estado faz parte do identificados no Brasil. O

[editar] Demografia

Cor/Raça Porcentagem[15] Rank Brasil Rank NE
Brancos 47,1% 14º
Negros 3,9% 18º
Pardos 48,5% 14º
Amarelos ou Indígenas 0,4% 26º
De acordo com o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística de 2009, a população do estado é de 3 137 541 habitantes, sendo o 18° estado do Brasil em população,[3] e o 10° em densidade demográfica (59,43 habitantes por quilômetro quadrado).
A taxa de urbanização é de 72,4% (2006), com um crescimento populacional1991-2000) e com aproximadamente 832 mil domicílios, segundo o PNAD. estimado em 1,6% (

Crescimento populacional do Rio Grande do Norte

Fonte: Barsa Planeta Ltda.


Nenhum comentário: