quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

O GUANACO ( Camelídeos )

Guanaco

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaGuanaco
Guanaco 09.24.jpg
Estado de conservação
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Artiodactyla
Subordem: Tylopoda
Família: Camelidae
Género: Llama
Espécie: L. guanicoe
Nome binomial
Lama guanicoe
(Müller, 1776)

O Guanaco (Lama guanicoe) é um camelídeo nativo América do Sul, cuja altura varia entre 107 e 122 cm, pesa cerca de 90 kg. A cor varia muito pouco (ao contrário do Lhama), variando de um marrom claro ao mais escuro, e canela para sombreamento, e pelagem branca no tórax, e abdômen. A face de um Guanaco tem um tom acinzentado, e as orelhas, pequenas, ficam em pé. Sua característica marcante são seus grandes olhos castanhos (usados para dar alertas), a forma corporal equilibrada, e a enorme energia. O nome Guanacoquechua]] (palavra "huanaco"). O
vem da língua sul-americana conhecida como [[guanacolhama, é um mamífero ruminante da América do Sul. Ao contrário das outras espécies de camelídeos, este animal tem pelagem mais curta, pode passar quatro dias sem água e vive em grandes alturas, próximas aos 4 000 metros. Vive principalmente no Peru. assim como o

Índice

[esconder]

[editar] População e Distribuição

Um grupo de Guanacos.
O Guanaco é nativo das regiões áridas e montanhosas da América do Sul. São encontrados no planalto do Peru, Bolívia, Equador, Colômbia, Chile e Argentina. No Chile e na Argentina, são mais numerosos em algumas regiões da Patagônia, em lugares como o Parque Nacional Torres del Paine e na Ilha Grande da Terra do Fogo. Nestas zonas, existem limitações em matéria de concorrência (pasto do gado). Alguns índios bolivianos ficaram conhecidos por ajudar a população de guanacos a recuperar sua estabilidade populacional.O tempo de vida normal de um Guanaco é de 20 a 25 anos.

[editar] Época de Acasalamento

A época de acasalamento ocorre entre novembro e fevereiro, durante a qual os machos freqüentemente brigam violentamente para estabelecer o domínio sobre a fêmea,e para ter os direitos de reprodução. Onze meses depois, um único filhote (chamado de chulengo), nasce. Os chulengos são capazes de andar imediatamente após o nascimento. Os jovens chulengos machos, são expulsos do rebanho ao completarem cerca de um ano de idade.

[editar] Outras Informações

[editar] Hemoglobina

Como são encontrados em grandes altitudes (onde os níveis de oxigênio são baixos), o equivalente a uma colher de chá de de sangue de guanaco contém cerca de 68 milhões de células vermelhas do sangue - quatro vezes maior do que um ser humano, este elevado numero de células vermelhas garante a adptação corporal para a resistencia nesta condições extremas.

FONTE: Wikipédia, a Enciclopédia Livre.

Guanacos, Torres del Paine.jpg

Nenhum comentário: