terça-feira, 7 de dezembro de 2010

ARTE RUPESTRE DO VAL CARMONICA ( Itália/EUROPA )

Arte Rupestre do Val Camonica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Petroglifos em Foppe de Nadro
A Arte Rupestre de Val Camonica constitui uma das maiores colecções de gravuras pré-históricas no mundo[1] e foi o primeiro Património Mundial reconhecido pela Unesco em Itália (1979). Unesco reconheceu mais de 140 000 figuras[1], mas novas descobertas têm aumentado progressivamente o número total de incisões catalogadas, até 200 000[2] se não 300 000 [3]. Os petroglifos estão espalhados em toda a superfície do vale, mas concentrados nas áreas de Darfo Boario Terme, Capo di Ponte, Nadro, Cimbergo e Paspardo.

Índice

[esconder]

[editar] Características

As incisões foram feitas durante um período de oito mil anos, até à Idade do Ferro (I milênio aC) [2], enquanto o petroglifos do último período são atribuídos a pessoas de Camunni mencionada por fontes latim. A tradição petroglifos não termina abruptamente: gravuras foram identificadas - embora em número muito pequeno, não é comparável com a grande atividade pré-histórica - da época romana, medieval ou mesmo contemporâneos, até o século XIX[1][3]. A maioria dos cortes foram feitos com a técnica do "martellina", e menor número obtido através do graffiti [2].
O Rosa camuna
As figuras são, por vezes, simplesmente sobrepostas sem ordem aparente, mas muitas vezes aparecem em relação lógica entre elas, uma imagem de um ritual religioso ou uma cena de caça ou de luta; esta abordagem explica o regime de imagens, cada uma das quais é um ideograma que não é o objeto real, mas a sua "idéia "[2]. Sua função é devida aos rituais comemorativos, de iniciação e propiciatório - primeiro no campo da religião, e, depois, mesmo secular - que tiveram lugar em ocasiões especiais, únicas ou periódicas[3]. Entre os mais famosos símbolos encontrados em Val Camonica destaca-se o chamado "Rosa camuna", que foi adotada como símbolo oficial da região da Lombardia.

[editar] O ciclo historiada: temas e periodização

Nos anos sessenta, o arqueólogo Emanuel Anati, entre os primeiros a estudar sistematicamente a área, elaborou uma cronologia das gravuras rupestres, comparando o estilo e os tipos de símbolos como para identificar possíveis correlações com a periodização histórica tradicional da Pré-História ao Idade Média[4].

FONTE: Wikipédia, a Enciclopédia Livre.

[editar] Parques de art rock

Nome Munici Coordenadas Petroglifos
1. Parco nazionale delle incisioni rupestri di Naquane Capo di Ponte 46° 01′ N 10° 20′ E
2. Parco archeologico nazionale dei Massi di Cemmo Capo di Ponte 46° 01′ N 10° 20′ E
3. Parco archeologico comunale di Seradina-Bedolina Capo di Ponte 46° 02′ N 10° 20′ E
4. Parco archeologico di Asinino-Anvòia Ossimo 45° 57′ N 10° 14′ E
5. Parco comunale delle incisioni rupestri di Luine Darfo Boario Terme 45° 53′ N 10° 10′ E
6. Parco comunale archeologico e minerario di Sellero Sellero 46° 03′ N 10° 20′ E
7. Parco archeologico comunale di Sonico Sonico 46° 10′ N 10° 21′ E
8. Riserva naturale Incisioni rupestri di Ceto, Cimbergo e Paspardo CetoNadro) ( Cimbergo
Paspardo
46° 01′ N 10° 21′ E

Nenhum comentário: