segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

GRANDES CORDILHEIRAS DO PLANETA TERRA ( Serra do Mar/Brasil-AMÉRICA DO SUL )

Serra do Mar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência.
Editor, considere adicionar mês e ano na marcação. Isso pode ser feito automaticamente, substituindo essa predefinição por {{subst:s-fontes}}

Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirus

Serra do Mar
O mar de morros da Serra do Mar, visto do centro de Curitiba.
O mar de morros da Serra do Mar, visto do centro de Curitiba.
Altitude máxima 2.316 m
Comprimento 1500 km
País(es) Brasil
Cumes mais altos Pedra do Sino, Pico Maior de Friburgo, Pico Paraná, Caratuva, Ferraria, etc.
Serra do Mar*
Patrimônio Mundial da UNESCO

Teresopolis-DedoDeus2.jpg
O Dedo de Deus, localizado na Serra dos Órgãos, Rio de Janeiro
País Brasil
Tipo
Critérios vii, ix, x
Referência 893
Região** Brasil
Histórico de inscrição
Inscrição 1999  (desconhecido Sessão)
* Nome como inscrito na Lista do Património Mundial.
** Região, segundo a classificação pela UNESCO.
A Serra do Mar é uma cadeia montanhosa do relevo brasileiro que se estende por aproximadamente 1500 km ao longo do litoral leste/sul, indo desde o estado do Espírito Santo até o sul do estado de Santa Catarina.

Índice

[esconder]

[editar] Geografia

No estado de São Paulo, a Serra do Mar atravessa as 3 regiões litorâneas (norte, central e sul).
A Serra situa-se bem junto ao mar no norte, como por exemplo em Ubatuba. No centro há uns poucos quilômetros de planície nos quais estendem-se municípios como Praia Grande, e na direção de Iguape ao sul a largura da planície cresce para algumas dezenas de quilômetros. Junto à Grande São Paulo, a Serra chega à altura média de 800 m (a cidade de São Paulo possui uma altitude média de 780 m).

[editar] Formação

A Serra do Mar pertence ao "Complexo Cristalino Brasileiro" sendo constituída em sua maioria por granitos e gnaisses.
As formas atuais da Serra do Mar derivam de vários fatores: diferença de resistência das rochas, falhamento do relevo e sucessivas trocas climáticas.
Em alguns trechos, a Serra do Mar se apresenta como escarpa (Graciosa e Farinha Seca), em outros é formada por serras marginais que se elevam de 500 a 1.000 metros sobre o planalto. São blocos que recebem diversas denominações: Capivari Grande, Virgem Maria, Serra dos Órgãos (Ibitiraquire), Marumbi entre outras formas de relevo.
Vista da Serra do Mar em Ubatuba, São Paulo
O último segmento de montanhas da Serra do Mar, no estado do Rio de Janeiro, recebe o nome local de Serra dos Órgãos, e possui os mais altos picos de toda a Serra do Mar, como a Pedra do Sino de Teresópolis (2268 metros), o pico da Caledônia (2262 metros) em Nova Friburgo, e outros picos maiores localizados no parque estadual dos três picos, onde se encontram: os três picos (uma formação rochosa de Granito e Gnaisse com mais de 2300 metros de altura (Pico Maior de Friburgo: 2316m - ponto culminante da Serra do Mar no Brasil) que possui três picos (ou "três agulhas") na parte superior desta rocha.
Na Serra de Paranapiacaba (um nome local dado a este segmento de montanhas da Serra do Mar),se encontram as maiores altitudes do Paraná, destacando-se os seguintes picos: Pico Paraná (1.877 metros), CaratuvaFerraria (1.835 metros), Taipabuçu (1.817 metros) e Ciririca (1.850 metros), (1.781 metros).
Dirigindo-se mais para o sul aparecem outras serras marginais, tais como Castelhanos, Araraquara, Araçatuba e Iquiririm (esta última, já na divisa do Paraná com Santa Catarina).
Também são marginais, os ramais que se dirigem para o litoral, como as serras da Igreja, Canavieiras e da Prata. Esta última, após contornar as praias, mergulha no Atlântico.

FONTE: Wikipédia, a Enciclopédia Livre.

Nenhum comentário: