quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

GRANDES MONTANHAS DO PLANETA TERRA ( Matterhorn-Suiça/Itália-EUROPA )

Matterhorn

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Matterhorn/Cervino
O Matterhorn/Cervino visto de Zermatt

O Matterhorn/Cervino visto de Zermatt
Altitude 4.478 m (14.693 pés)
Proeminência 1.029 m
Localização fronteira Suíça/Itália
Cordilheira Alpes
Primeira ascensão 14 de julho de 1865 por Edward Whymper e equipe
Rota mais fácil Escalada
O Matterhorn (francês Mont Cervin, italiano Cervino) é talvez a montanha mais conhecida dos Alpes. Localizado na fronteira da Suíça com a Itália, sua graciosa silhueta domina a cidade suíça de Zermatt e a cidade italiana de Breuil-Cervinia, no Val Tournanche.
Foi a última grande montanha dos Alpes a ser escalada, talvez devido aos receios que provocava em muitos montanhistas. Apesar de se destacar com um desnível alto e forma triangular bem definida, não possui um valor elevado de proeminência topográfica pois muitos montes mais altos são próximos e unidos por tergos de altitude elevada (casos do Monte Rosa, Dom, Liskamm e Weisshorn).
A sua forma inspirou a cultura ocidental em numerosas ocasiões, desde o formato do chocolate Toblerone, ao baptismo de outros montes de forma semelhante (como o Machapuchare, o Matterhorn do Nepal), à decoração de capas de álbuns dos grupos Depeche Mode e Goldfrapp.

[editar] História da primeira escalada

Foi apenas em 14 de Julho de 1865, depois de muitas tentativas falhadas, que Edward Whymper, Charles Hudson, Lord Francis Douglas, Douglas Hadow, Michel Croz e os Peter Taugwalder, pai e filho, que tentaram seguir a chamada rota Hörnli, conseguiram subir ao cume do Matterhorn/Cervino, tendo sido surpresos pela facilidade do percurso. Na descida Hadow terá escorregado, golpeando Croz nos pés e arrastando Hudson e Douglas consigo. Os sete estavam atados uns aos outros, e poderiam ter todos morrido, mas a corda rompeu-se, enviando os quatro atrás citados para a morte por queda no glaciarZermatt. do Cervino, 1400 m abaixo. Os corpos de todos salvo o de Douglas foram descobertos mais tarde e foram enterrados em
Três dias depois, em 17 de Julho, um grupo conduzido por Jean-Antoine CarrelJulio Elliott realizou a segunda subida pelo lado de Zermatt em 1868 e pouco depois Juan Tyndall também. Em 1871 Lucy Walker foi a primeira mulher a chegar ao topo, e semanas mais tarde também a sua rival Meta Brevoort o conseguiu. alcançou o cume pelo lado italiano.
Todas as arestas e faces do Matterhorn/Cervino já foram escaladas, em todas as estações do ano, e os guias de montanha acompanham centenas de pessoas pela rota Hörnli em cada Verão. Segundo os padrões modernos, a subida é técnica mas fácil, e os passos mais delicados têm colocadas seguranças permanentes para simplificar a subida. A rota mais seguida é iniciada em Zermatt por teleférico para continuar a marcha até ao Hörnli-hüttenuvens e as tempestades da tarde. (3260 m.), um grande edifício de pedra na base da aresta de Hörnli, onde se passa uma noite. De madrugada bem cedo, (às 2-3 da madrugada), parte-se para ter tempo de alcançar o cume e descer antes que apareçam as
 
O Matterhorn refletido no Riffelsee

FONTE; Wikipédia, a Enciclopédia Livre.

[editar] Galeria de fotos

O Wikimedia Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Matterhorn
 

Nenhum comentário: