quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

CLASSE TYPHOON, O MAIOR SUBMARINO DO MUNDO

Classe Typhoon

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Submarino classe Typhoon a caminho de missão.
Typhoon é uma classe de submarinos da União Soviética e posteriormente da Rússia.

[editar] Sobre o nome

Typhoon ( inglês:Tufão) é o nome dado pela NATO a uma classe de submarinos portadores de mísseis balísticos com ogivas nucleares (SSBN) da Marinha Soviética (em russo: Военно-морской флот СССР, Voyenno-morskoy flot SSSR) nos anos 80.
O nome provem de um discurso de Leonid Brezhnev em 1974, em que utilizou a palavra "typhoon" (тайфун) para descrever uma nova classe de SSBN. Na União Soviética, era designado por Projecto 941 ou classe Akula ("tubarão" em Russo).

[editar] Características

Com um deslocamento de 48.000 toneladas, são os maiores submarinos já construídos. Dos seis submarinos da classe, apenas o primeiro submarino da série, o RFS Dmitri Donskoi (TK-208) permanece em atividade na Marinha Russa (Военно Морской Флот (ВМФ)); Voyenno Morskoy Flot (VMF)).
O nome Akula é utilizado pela NATO para designar a classe de submarinos a que os soviéticos chamavam Projecto 971 ou classe Shchuka-B (Щука-Б).

[editar] Livro

O autor Tom Clancy, em seu livro "A Caçada ao Outubro Vermelho" narra a jornada de um submarino russo da classe Typhoon, que tenta desertar para os Estados Unidos.

FONTE: Wikipédia, a Enciclopédia Livre.

Nenhum comentário: