terça-feira, 7 de dezembro de 2010

PARQUE NACIONAL DE CINCO TERRAS ( Itália/EUROPA )

Cinque Terre

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Pix.gif Cinque Terre
Flag of UNESCO.svg
Património MundialUNESCO
Italy.Cinque.Terre.Manarola.2.jpg
Manarola, uma das aldeias das "Cinque Terre"
Informações
Inscrição: 1997
Localização:
Critérios: C (ii) (iv) (v)
Descrição UNESCO: fr en
Cinque Terre é o nome dado a um acidentado trecho de terra, na Itália, na costa da Riviera Ligure situado entre Punta Mesco próximo a Levanto e o Cabo de Montenero próximo a Portovenere e compreende as comunas de Monterosso, Vernazza, Riomaggiore com os distritos de Corniglia e Manarola. Constituem uma das principais atrações turísticas da Riviera Ligure.
Estas localidades, que junto com Porto Venere e as ilhas de Palmaria, ilha de Tino e Tinetto foram declaradas em 1997 Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, são caracterizadas pelo relevo montanhoso próximo ao mar. Típicos desta zona são os terraços devidos à particular técnica agrícola usada para usufruir tanto quanto possível os terrenos com grande inclinação.

Índice

[esconder]

[editar] O Parque

Em 1999 foi instituído o Parque Nacional de Cinque Terre cujo território se estende da zona de Tramonti, na comuna de la Spezia, à comuna de Monterosso. O parque tem a particularidade de ser o único na Itália em ambiente trabalhado pelo homem. Um de seus objetivos é, de fato, proteger os terraços e os muros que os contém.
Próxima à costa foi instituída a Área Marinha Natural Protegida de Cinque Terre compreendida entre a Punta Mesco e o Cabo de Montenero, classificados como "zona A". A reserva tem o objetivo de proteger flora e fauna que, dada a conformação rochosa da costa apresentam, já a baixa profundidade, particularidades não comuns no resto do Mar Mediterrâneo.

[editar] Acesso e percurso

A estrada do amor.
Dada a localização pouco dotada de infraestrutura de estradas, o acesso mais fácil é por ferrovia. Todas as cinco localidades, dispostas sobre a linha ferroviária Gênova-La Spezia, têm uma estação.
Atração interessante é a estrada do amor (via dell'amore) que com sua história é ligada à ferrovia Gênova - La Spezia. A estrada era usada no início de 1900 para depositar o pó de disparo utilizado na construção da galeria ferroviária entre Riomaggiore e Manarola.
O melhor modo de visitar Cinque Terre é a pé percorrendo o assim chamado "sentido Azzurro" (cerca de cinco horas).

[editar] Comunas que constituem Cinque Terre

De oeste a leste:

[editar] Outras comunas próximas das Cinque Terre

[editar] Vinho

O vinho, produto mais conhecido de Cinque Terre é o sciacchetrà e o bianco 5 Terre

[editar] Cozinha

Pode-se degustar os pratos típicos da Cozinha ligure, o doce de limão e o melhor pesto genovês.

FONTE: Wikipédia, a Enciclopédia Livre.

Nenhum comentário: