quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

PAÍSES DO MUNDO ( Suécia/EUROPA ) "Parte 3"

Educação


Universidade de Uppsala, fundada em 1477.
Crianças de 1-5 anos de idade têm lugar garantido em uma creche pública (em sueco: förskola ou, coloquialmente, dagis). Entre as idades de 6 e 16, as crianças frequentam a escola obrigatória. No Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA), os alunos suecos de 15 anos de idade têm pontuação próxima da média da OCDE.[50] Depois de completar o 9º ano, cerca de 90% dos alunos continuam os estudos em um ensino secundário (ginásio) de três anos de duração, o que pode levar a um trabalho de qualificação ou a elegibilidade de entrada para a universidade. O sistema escolar é em grande parte financiado pelos impostos.
O governo sueco trata escolas públicas e privadas igualmente,[51] através da introdução da verificação do ensino em 1992 como um dos primeiros países do mundo, depois dos Países Baixos. Qualquer pessoa pode estabelecer uma escola sem fins lucrativos e o município deve pagar às novas escolas a mesma quantidade das escolas municipais. A merenda escolar é gratuita para todos os alunos na Suécia e normalmente inclui um ou dois tipos diferentes de pratos quentes, uma refeição vegetariana, buffet de saladas, frutas, leite, pão e água.
Existem várias universidades e faculdades na Suécia, das quais as mais antigas e maiores se situam em Uppsala, Lund, Gotemburgo e Estocolmo. Apenas alguns países, como Canadá, Estados Unidos, Japão e Coreia do Sulensino superior.[carece de fontes?]Parlamento sueco vá limitar essa subvenção aos estudantes dos países do Espaço Econômico Europeu e da Suíça.[52] têm níveis mais elevados de diplomados no Juntamente com vários outros países europeus, o governo também subsidia mensalidades de estudantes internacionais buscando um diploma em instituições suecas, embora uma recente lei aprovada no

[editar] Cultura


Tradicional casa rural sueca.
A Suécia tem muitos autores de reconhecimento mundial, incluindo August Strindberg, Astrid Lindgren e os Prêmio Nobel Selma Lagerlöf e Harry Martinson. No total, sete Prêmios Nobel de Literatura foram dados a suecos. Os artistas mais conhecidos do país são pintores como Carl Larsson e Anders Zorn, e os escultores Tobias Sergel e Carl Milles.
A cultura sueca do século XX é notável pelos trabalhos pioneiros de Mauritz Stiller e Victor Sjöström nos primórdios do cinema. No período entre as décadas de 1920 e 1980, o cineasta Ingmar Bergman e os atores Greta GarboIngrid Bergman tornaram-se pessoas internacionalmente notáveis dentro do cinema. Mais recentemente, os filmes de Lukas Moodysson e Lasse Hallström e têm recebido reconhecimento internacional.
Ao longo dos anos 1960 e 1970, a Suécia foi vista como um país líder internacional no que hoje é conhecido como a "revolução sexual", sendo a igualdade entre gêneros particularmente promovida.[53] Atualmente, o número de pessoas solteiras no país é um dos mais altos do mundo. O primeiro filme sueco I Am Curious (Yellow) (1967) refletiu uma visão liberal da sexualidade, incluindo cenas de sexo que chamaram a atenção internacional e introduziram o conceito do "pecado sueco".
A Suécia tornou-se também muito liberal em relação à homossexualidade, como se reflete na aceitação popular de filmes como Amigas de Colégio, sobre duas jovens lésbicas na pequena cidade sueca de Åmål. Desde 1 de maio de 2009, a Suécia revogou suas leis de "parceria registrada", substituindo-as pelo casamento entre pessoas do mesmo sexo.[54] A Suécia também oferece parcerias domésticas tanto para pessoas do mesmo sexo quanto para casais do sexo oposto. A coabitação (sammanboende) por casais de todas as idades, inclusive adolescentes, bem como casais de idosos, é generalizada. Recentemente, a Suécia está experimentando um "baby boom".[55]

[editar] Música


Agnetha Fältskog, da banda sueca ABBA, cantando em 1977.
A cultura da Suécia do século XX destaca-se pelos trabalhos de atores como Greta Garbo, Ingrid Bergman, Dolph Lundgren e Anita Ekberg.
A música sueca é, em muitas mentes, conectada ao ABBA, ao Roxette e ao Europe, apesar do país ser uma autêntica fábrica de Heavy Metal e vertentes, e do chamado Indie Rock/Indie Pop.
No pop destacam-se Marie Fredriksson e Per Gessle (do Roxette) e Carola.
No jazz vocal o grande nome é a cantora Monica Zetterlund. A literatura da Suécia é também vibrante e ativa, sendo a Suécia o terceiro país com maior número de vencedores de Prêmio Nobel na literatura. Na área esportiva, destacam-se os tenistas Björn Borg e Stefan Edberg, os futebolistas Henrik Larsson e Zlatan Ibrahimović, a esquiadora Anja Paerson, a golfista Annika Sörenstam e o halterofilista Magnus Samuelsson. O teatro sueco tem um dos maiores nomes da dramaturgia, de todos os tempos, August Strindberg.

[editar] Feriados

Feriados
Data Nome em português Nome local Observações
1 de Janeiro Ano Novo Nyårsdagen
6 de Janeiro Dia dos Reis Trettondedag jul
móvel Sexta-feira Santa Långfredagen
móvel Páscoa Påskdagen*
móvel 2ª feira a seguir à Páscoa Annandag påsk
1 de Maio Dia do trabalhador Första maj
móvel Ascensão de Cristo Kristi himmelfärds dag 40 dias após a Páscoa
móvel Pentecostes Pingstdagen
6 de Junho Dia Nacional Nationaldagen
Último sábado de Junho Celebração do solstício de Verão Midsommardagen* Ligado ao dia de São João
Primeiro sábado de Novembro Dia de Todos-os-Santos Alla helgons dag
25 de Dezembro Natal Juldagen*
26 de Dezembro 2º dia de Natal Annandag jul
*normalmente celebrados no dia anterior, que é também considerado feriado
FONTE: Wikipédia, a Enciclopédia Livre.

Nenhum comentário: