18/10/2012 - 11h30
Lua foi formada com matéria-prima da Terra, diz estudo
DA REUTERS
Uma nova teoria proposta por cientistas de Harvard sugere que a Lua é uma parte da Terra que se separou depois de uma colisão gigante com outro corpo celeste.
Muhammad Hamed/Reuters |
Lua cheia no céu da Jordânia em 31 de julho de 2012 |
Em um estudo publicado nesta quarta (17) na revista "Science", Sarah Stewart e Matija Cuk afirmam que essa teoria explica por que a Terra e a Lua têm composição e propriedades químicas similares.
A Terra estava girando muito mais rápido do que hoje quando a Lua se formou. O dia durava apenas de duas a três horas, afirmam eles.
Com a Terra girando tão rápido, um impacto grande pode ter lançado material suficiente da Terra para formar o satélite, segundo explicam os cientistas no sitehttp://www.fas.harvard.edu/~planets/sstewart/Moon.html .
Segundo essa nova teoria, a Terra depois chegou ao seu ritmo atual de rotação por meio de interações gravitacionais entre a sua órbita ao redor do Sol e a órbita da Lua ao redor da Terra.
Os cientistas destacam que a proposta deles difere da teoria mais aceita hoje, que diz que a Lua foi criada a partir de material vindo de um corpo gigante que colidiu com a Terra.
FONTE: Folha.com/Ciência
Nenhum comentário:
Postar um comentário