domingo, 5 de agosto de 2012

TONELADAS DE PRATA SÃO RESGATADAS DE NAVIO DA SEGUNDA GUERRA ( História )

História

Toneladas de prata são resgatadas de navio da II Guerra

Embarcação britânica atingida por alemães afundou em 1941 e levou tesouro para o fundo do mar. Já foram recuperados 1.203 lingotes do metal

Americanos encontram navio da II Guerra com fortuna em prata
Tesouro: americanos encontram navio da Segunda Guerra com uma fortuna em prata (AFP)
Um verdadeiro tesouro em prata foi encontrado nesta quinta-feira dentro de um navio britânico que afundou na II Guerra Mundial após ter sido atingido por um submarino alemão. A empresa americana Odyssey, especializada na recuperação de tesouros, anunciou ter retirado 43 toneladas da carga de prata que estava do navio Gairsoppa. Segundo a Odyssey, isso representa apenas 20% do total que o cargueiro transportava.
Navio da Odyssey usado nas buscas pela carga em prata
O Gairsoppa foi atingido por um torpedo alemão quando navegava de Calcutá para Londres, em fevereiro de 1941. Ele levava 83 tripulantes e dois atiradores. Todos se lançaram em botes ao mar durante o ataque alemão, mas somente uma pessoa sobreviveu à jornada de 13 dias até a costa.
Em 2011 o navio foi localizado no Atlântico Norte, a sudoeste da Irlanda. Ele está a 4.700 metros de profundidade e a 483 quilômetros da costa. As operações de busca deverão continuar até o final de setembro.
Os 1.203 lingotes de prata foram levados a um local seguro no sul da Grã-Bretanha, informou a empresa. A Odyssey não divulgou o valor do tesouro. Em valores atuais da prata, os lingotes valeriam em torno de 38 milhões de dólares. O contrato firmado com o governo britânico concede à Odyssey 80% do valor da carga.
(Com agência France-Press)

FONTE: Revista Veja/Ciência

Nenhum comentário: