domingo, 23 de setembro de 2012

GELO DO ÁRTICO O MENOR NÍVEL JÁ REGISTRADO ( Aquecimento Global )


19/09/2012 - 19h22

Gelo do Ártico atinge o menor nível já registrado

DA ASSOCIATED PRESS
A quantidade de gelo do Ártico atingiu no último domingo (16) o menor índice já registrado.
A capa de gelo do Pólo Norte chegou ao tamanho de 3.42 milhões de km2, 18% menor que o recorde anterior de 4.17 milhões de km2, de acordo com o Centro Nacional de Dados do Gelo e da Neve, no Colorado. Os registros são feitos, por satélite, desde 1979.
O gelo do Ártico derrete no verão e aumenta no inverno. Atingido o ponto mínimo da temporada de verão, ele recomeçou a crescer na última segunda-feira.
"O aquecimento global provocado pelo homem levou ao derretimento de muito mais gelo e tornou-o mais fino nas últimas duas décadas. E esse processo tornou-se muito mais extremo este ano", disse Mark Serreze, diretor do Centro.
16.set.12/Reuters
Imagem mostra o atual recorde de baixa do gelo do Ártico em relação à média de gelo do verão (em amarelo).
Imagem mostra o atual recorde de baixa do gelo do Ártico em relação à média de gelo do verão (em amarelo).
Segundo Serreze, exceto por uma grande tempestade que contribuiu para a perda de gelo, o derretimento do verão deve-se aos efeitos diários do aquecimento global. Mas ele salienta que as regiões polares são os primeiros locais da Terra que sentem os efeitos das mudanças climáticas.
"O gelo do Ártico é um dos mais sensíveis termômetros naturais que existe", disse Jason Box, da Universidade de Ohio.
As previsões são assustadoras. Cientistas do Centro de Dados do Gelo e da Neve dizem que seus modelos computacionais mostram que o Ártico estará praticamente sem gelo no verão de 2050, mas eles acrescentam que a atual tendência de derretimento do gelo é mais rápida que a prevista pelos computadores.

FONTE: Folha.com/Ciência

Um comentário:

Ann White disse...

As for Timberland Boots, shoes, made a big comeback last year, so that you can find a wide range of styles, including with a heel murderer of slouchy. The apartments are combined there again and this season with the boat comfortable flat boots and fashion that is easy to use many different kinds of glamor and 80s grunge floral skinny jeans hot sexy and relaxed.