domingo, 16 de setembro de 2012

O CULTIVO DO MANDACARU SEM ESPINHOS NA CAATINGA DA BAHIA ( Alternativas/Sêca/Nordeste Brasileiro )

O cultivo do mandacaru sem espinhos na caatinga da Bahia


 Seu Afonso e o mandacaru sem espinhos
 Área de cultivo do mandacaru sem espinhos
Área com novo plantio de mandacaru sem espinhos



As fotos

Nestas fotografias podemos observar um agricultor que cultiva o mandacaru sem espinhos e suas áreas de plantio. As fotografias foram obtidas no dia 04 de setembro de 2012 na Comunidade de Sítio Tomás no município de Canudos, Bahia.

Os fatos

Com a seca que assola o Sertão do Nordeste, muitos agricultores buscam no mandacaru a sobrevivência dos animais. Embora o mandacaru seja uma das cactáceas mais resistente a seca, sua utilizadas em grandes quantidades pelos agricultores pode levar esta espécie a extinção. Tradicionalmente os agricultores cortam o mandacaru e queimam seus espinhos antes de oferta-lo para os animais. Contudo, muitos agricultores estão realizando o corte em grande escala e utilizando máquinas forrageiras para trituração. Essa alternativa favorece o consumo pelos animais. Em algumas comunidades até já foi desenvolvido máquinas para retirada dos espinhos. Todavia, pouco ou quase nada de plantio do mandacaru é observado na região. Em algumas comunidades do Sertão da Bahia está sendo cultivada uma nova variedade de mandacaru cuja característica é a ausência de espinhos. Essa variedade possibilita uma melhor utilização desta espécie pelos agricultores. Na comunidade de Sítio Tomás no município de Canudos, Bahia, o agricultor senhor Afonso está produzindo o mandacaru sem espinhos. Essa atividade tem sido uma alternativa para obtenção de renda com a venda de mudas e para alimentação dos animais da família.

FONTE: Blog Fatos e Fotos da Caatinga

2 comentários:

Anônimo disse...

Boa noite!
Prezado, como faço para chegar no síto do Sr. Afonso para conhecer a plantação de mandacaru sem espinhos e adquirir algumas mudas?
e-mai: evaristo.as@hotmail.com
Agradeço desde já pela atenção.

Anônimo disse...

Olá amigo!!!

Na verdade eu fiquei fascinado pelo mandacaru sem espinho, mesmo porque sou da região da caatinga. Se possível, gostaria de saber o telefone do Sr. Afonso juntamente com o endereço completo, é óbvio!!

Atenciosamente