domingo, 9 de setembro de 2012

CACHIMBOS INDÍGENAS ( Artefatos Indígenas ) " Fotos de alguns tipos de Cachimbos Indígenas, e também, alguns dados sobre o Cachimbo de uma forma geral"

Cachimbo



Um cachimbo do tipo straight billiard
Índio pataxó brasileiro com um cachimbo tradicional indígena
O cachimbo, também chamado pito[1], é um instrumento utilizado para fumar, geralmente, tabaco. É composto de um recipiente (o chamado fornilho) onde se queima o fumo e de um tubo (a chamada piteira) por onde se aspira a fumaça produzida pelo fumo.

Etimologia

"Cachimbo" deriva do termo quimbundo kixima[2]. "Pito" deriva do tupi petï'ar, "tomar o tabaco"[3].

Tipos de Cachimbo

Existem vários formatos de cachimbo, tais como billiard, apple, bent apple, calabash, bulldog, straight, churchwarden e volcano. Há uma infinidade de misturas, também chamadas blends, disponíveis para os fumantes de cachimbos. O cachimbo, geralmente, é feito de madeira, mas outras matérias-primas podem ser usadas na sua confecção, como o meerschaum (que é carbonato de cálcio), o barro, as espigas de milho, a porcelana, o acrílico etc. Pode ser usado como peça religiosa (no caso dos povos indígenas americanos), como símbolo de status ou como uma simples fonte de prazer.
Dependendo da substância queimada, ela pode reagir de diferentes formas com o organismo do fumante. No caso do tabaco para cachimbo, sua composição ácida faz com que a nicotina seja absorvida pela mucosa bucal sem a necessidade de ser absorvida pelos pulmões. Chama-se comumente, a esta absorção pelos pulmões, de "tragar".

História

O uso do cachimbo teve início nas Américas, no período pré-colombiano. Fazia parte de rituais sagrados dos povos ameríndios significando, para algumas culturas, a união do mundo terrestre (representado pelas folhas) com o celeste (representado pela fumaça). Uma das lendas ameríndias que contam essa relação é a Lenda do Búfalo Branco, pertencente à cultura sioux, que atribui uma origem divina ao cachimbo[4].
Nas artes, é famosa uma pintura de René Magritte que é intitulada Ceci n'est pas une pipe, que significa "isto não é um cachimbo". Johann Sebastian Bach dedicou a seu cachimbo a aria So oft ich meine Tobackspfeife, um poema musicado em que o compositor atribui ao fumar o cachimbo uma antevisão da imortalidade[5].

Expressões Idiomáticas

As expressões "fumar cachimbo com o inimigo" e "fumar o cachimbo da paz" têm o sentido de oferecer uma trégua ou fazer uma tentativa de reconciliação com um adversário.












FONTE: Wikipédia, a Enciclopédia Livre.

2 comentários:

Unknown disse...

Olá amigo, tenho um cachimbo aparentemente indígena antigo encontrado em uma escavação no estado de MG gostaria de saber se é realmente antigo! tenho as as fotos e vídeo pra enviar. me passe um e-mail seguro pra enviar: meu e mail: lucaspauferro_@hotmail.com obrigado pela atenção.

Unknown disse...

Olá, encontrei um cachimbo aparentemente indígena antigo em uma escavação para obras e gostaria de saber se realmente é antigo. tenho fotos e vídeo para enviar. obrigado pela atenção: meu e-mail para respostas: lucaspauferro_@hotmail.com