sexta-feira, 7 de setembro de 2012

TACAPE/BORDUNA ( Armas Indígenas do Brasil )

Tacape

Thumb

O tacape, também chamado de borduna, é palavra de origem indígena que significa "arma valente na guerra". É semelhante a uma pequena espada, com um metro de comprimento, de madeira dura, pintado de preto ou vermelho. Uma espécie de porrete grosso e pesado com o cabo enfeitado com penas amarelas ou vermelhas.

Os índios utilizavam o tacape para atacar alguém. Eles aproximavam-se com a arma escondida nas costas e batiam na cabeça do adversário. Por fim, cravavam o tacape no peito do inimigo. O tacape foi substituído pelo terçado ou facão.

Na cerimônia antropofágica - prática corrente entre os Tupi-Guaranis - os indígenas utilizavam o ibirapema (tacape cerimonial) para esmagar o crânio do prisioneiro que serviria de banquete para a tribo e as aldeias vizinhas.



GALERIA DE FOTOS:

Tacapes e Bordunas Indígenas



Nas fotos abaixo, tacape e clava utilizados por outros povos primitivos...


      
FONTE: Portal da Amazônia                                                                                      

2 comentários:

Unknown disse...

E o que dizer de um tacape de pedra. Temos em nossa família um que foi encontrado na década de 40, quando da construção de uma estrada na atual região metropolitana de Curitiba. É uma peça única, fantástica, com cerca de 40 cm de comprimento.
Se algum se interessar posso disponibilizar fotos ou negociar. Email: acmilani.milani@gmail.com

Unknown disse...

E o que dizer de um tacape de pedra maciça, medindo cerca de 40 cm de comprimento. Nossa família possui um que particularmente nunca vi em nenhum museu. Trata-se de uma peça única, fantástica. Esse artefato foi encontrado por meu falecido pai na década de 40, quando da construção de uma estrada em um município próxima a Curitiba. Se alguém tiver interesse posso disponibilizar fotos e talvez até negociar. Email: acmilani.milani@gmail.com