sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

15 EVENTOS QUE AMEAÇAM A HUMANIDADE ( Artigo Científico ) "A humanidade corre perigo. Há catástrofes que podem acabar com o modo de vida atual e devolver a civilização à Idade da Pedra, asteroides que têm o poder de extinguir o Homo sapiens como já fizeram antes com os dinossauros e até mesmo avanços tecnológicos criados pelo próprio homem que colocam sua existência em risco." (PARTE I)

Meteoritos e asteroides

Causa: Cósmica
Tipo:
Global e Terminal
Já aconteceu antes?
Sim
Todos os dias, milhares de meteoritos entram na atmosfera terrestre. Em sua maioria, eles são tão pequenos que se desintegram antes de atingir o solo, queimando assim que entram em contato com o ar. Para realmente causar algum tipo de dano permanente, o meteorito precisa ser muito grande, com mais de três quilômetros de diâmetro. É raro um asteroide ou cometa desse tamanho atingir o planeta, mas acontece. Há 65 milhões de anos, a Terra foi golpeada por um asteroide que tinha entre 10 e 15 quilômetros de diâmetro, que caiu numa região próxima ao México. O impacto levantou uma enorme nuvem de poeira, que cobriu toda a Terra e obstruiu a passagem da luz solar. Seus destroços, ainda fumegantes, se espalharam pelo planeta, causando incêndios em larga escala. O evento levou à extinção de inúmeras espécies que viviam à época – entre elas os dinossauros não-avianos. 

O risco de outro asteroide assim atingir a Terra nos próximos séculos é muito baixo. Segundo estatísticas da Nasa, esse tipo de impacto acontece uma vez a cada 500.000 anos. Apesar de a probabilidade ser baixa, as consequências podem ser tão devastadoras que os pesquisadores já estão desenvolvendo projetos para se precaver. 

A própria Nasa tem um projeto chamado Programa de Observação de Objetos Próximos à Terra, que busca mapear asteroides e cometas cujas órbitas podem passar perto do planeta. No último dia 12, por exemplo, a agência acompanhou a passagem do asteroide Toutatis a sete milhões de quilômetros do planeta. Até dezembro, o programa já havia encontrado 9.483 desses objetos. Desses, 859 tinham mais de um quilômetro de tamanho, e poderiam causar sérios danos se atingissem a Terra. Nenhum deles está em rota de colisão com o planeta, mas o monitoramento constante pode ajudar a prever uma aproximação. 

Sabendo do impacto com alguns anos de antecedência, os cientistas podem desenvolver algum modo de proteger a espécie humana. Já existem algumas ideias sendo desenvolvidas. Elas vão desde explodir o asteroide ou cometa com bombas nucleares, como no filme Armageddon, ou desviá-lo, usando velas especiais que captam os ventos solares ou motores de íons.
FONTE: Revista Veja/Ciência

Nenhum comentário: