quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

CIENTISTAS ENCONTRAM FÓSSIL DENTRO DE OUTRO FÓSSIL NA ANTÁRTIDA ( Paleontologia )


05/12/2012 - 15h45

Cientistas encontram fóssil dentro de outro fóssil na Antárdida


RICARDO BONALUME NETO
DE SÃO PAULO

Cientistas acharam um fóssil dentro de outro fóssil na Antárdida, um microrganismo preservado em um casulo de sanguessuga de 200 milhões de anos.
O organismo, de apenas uma célula, é semelhante aos atuais ciliados, um grupo com mais de oito mil espécies e que tem papel importante na cadeia alimentar em ambientes aquáticos.
Divulgação
Casulo de 200 milhões de anos onde foi encontrado outro organismo fossilizado
Casulo de 200 milhões de anos onde foi encontrado outro organismo fossilizado
Como não possuem partes duras como osso ou carapaça, a preservação deste tipo de organismo é difícil e rara, dependendo de uma "armadilha de conservação". É o caso de insetos preservados na resina âmbar, por exemplo.
Segundo Taylor, um outro meio "peculiar" de fossilização tem sido ignorado pelos paleontólogos, os casulos de minhocas e sanguessugas nos quais são colocados seus ovos. Os casulos surgem de uma substância na forma de um muco que pode endurecer de acordo com as condições do ambiente, e capturar um microrganismo no processo.
É o primeiro fóssil encontrado de ciliado semelhante ao Vorticella. Mas Taylor e equipe estão com esperanças de achar mais microrganismos, cuja preservação neste tipo de casulo eles acham que é comum. Eles acreditam que a procura por este tipo de "fóssil dentro do fóssil" "poderá abrir uma valiosa fonte de informação sobre antigos microrganismos de corpo mole e os ecossistemas passados nos quais viviam".
Divulgação
O organismo, de apenas uma célula, é semelhante aos atuais ciliados
O organismo, de apenas uma célula, é semelhante aos atuais ciliados

FONTE: Folha.com/Ciência

Nenhum comentário: