sábado, 29 de dezembro de 2012

15 EVENTOS QUE AMEAÇAM A HUMANIDADE ( Artigo Científico ) 'PARTE IX"

Extinção das abelhas

Causa: Humana
Tipo:
Local e tolerável
Já aconteceu antes?
Não
As abelhas estão sumindo. Pesquisas mostram que o número de abelhas nos Estados Unidos e em alguns países da Europa caiu cerca de 50% no último quarto de século. Segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, de 2010 para 2011, a população do inseto caiu 30% no país. Não é que elas estão morrendo a olhos vistos, elas simplesmente desaparecem. Quando os apicultores vão olhar suas criações, elas não estão mais lá. 
 
Esse desaparecimento pode ter consequências maiores do que desestabilizar a apicultura e a produção de mel ao redor do mundo – ele pode levar a grandes crises de fome entre os homens. Nos Estados Unidos, onde o problema é maior, pelo menos 30% dos alimentos consumidos são polinizados pelo inseto. Produtos como maçã, cereja, pera, soja, cebola e morango dependem da ação das abelhas em alguma parte de sua criação, seja na produção de sementes ou frutos. Além de ameaçar as colheitas, a morte das abelhas pode ter um efeito inesperado nas cadeias alimentares naturais, pois elas também atuam na polinização de florestas.
 
O motivo por trás do desaparecimento ainda é uma incógnita, mas os pesquisadores traçaram algumas teorias. Uma delas diz que o uso excessivo de pesticidas está matando grande parte de sua população. Um estudo lançado em março mostrou que a prática altera o senso de localização dos insetos e diminui o número de rainhas nas colmeias. Outros fatores apontados são a destruição dos habitats naturais e a baixa variabilidade genética nas colmeias, que aumentaria a vulnerabilidade a doenças. 
 
O caso no Brasil ainda não é tão sério quanto no hemisfério norte, mas desde 2007 existem relatos de desaparecimentos do inseto. As consequências também seriam menos drásticas, pois o país depende menos das criações de abelhas. Mesmo assim, o fato é preocupante. O que está acabando com as abelhas pode também atacar outros polinizadores, como borboletas, mariposas, vespas e morcegos. O resultado pode ser uma diminuição nas colheitas e no abastecimento de comida com impacto na economia e na própria vida humana.
 
FONTE: Revista Veja/Ciência

Nenhum comentário: