terça-feira, 25 de dezembro de 2012

15 EVENTOS QUE AMEAÇAM A HUMANIDADE ( Artigo Cientíco ) "PARTE V"

Inversão dos polos magnéticos da Terra

Causa: Geológica
Tipo:
Global e tolerável
Já aconteceu antes?
Sim, muitas vezes
De tempos em tempos, norte e sul trocam de lugar. O campo magnético que envolve a Terra, e que estabelece a direção para onde apontam as bússolas, já sofreu centenas de inversões ao longo da história - e tende a continuar sofrendo. Isso acontece por causa da movimentação constante do ferro líquido presente no núcleo do planeta, criando correntes eletromagnéticas que estabelecem a localização dos polos. Quando o norte e o sul magnéticos se invertem, isso não tem nenhuma consequência na formação geológica da Terra, que continua a girar com seus eixos no mesmo local. Essas inversões não têm uma regularidade precisa, mas costumam acontecer com uma média de 200.000 ou 300.000 anos de intervalo. A última ocorreu há cerca de 780.000 anos, e existem alguns sinais de que a próxima pode estar começando a acontecer. Desde o começo do século 19, o polo norte já se moveu cerca de 1.000 quilômetros em direção ao norte geográfico. E sua velocidade tem aumentado: hoje ele se move 64 quilômetros por ano. 
 
Os pesquisadores não sabem ao certo o que acontece com o campo magnético durante uma inversão, mas a maioria dos estudos mostra que ele sofre uma redução em sua intensidade durante a mudança. Como o campo magnético terrestre protege a humanidade dos efeitos da radiação solar – que poderia causar queimaduras, cânceres, afetar as comunicações e levar à morte espécies inteiras de animais – seu enfraquecimento pode deixar a Terra vulnerável a tempestades solares e outros tipos de fenômenos. No entanto, a maioria dos cientistas diz que é impossível que o campo desapareça por completo durante a inversão. Mesmo enfraquecido, ele seria capaz de proteger os seres humanos dos piores efeitos. 
 
De qualquer forma, o campo deve permanecer relativamente intacto durante os próximos séculos. Se a inversão dos polos parece estar próxima, isso só pode ser percebido na escala de tempo geológica. Os cientistas estimam que uma inversão completa pode durar dezenas de milênios, e o campo magnético pode demorar mais de 10.000 anos para atingir sua intensidade mínima. Além disso, os estudos de evidências fósseis mostram que a inversão dos polos não está relacionada com as extinções em massa que aconteceram no passado. Logo, os danos que ela provoca são, no máximo, temporários.
 
FONTE: Revista Veja/Ciência

Nenhum comentário: