quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

PARQUES PARA QUEM CAMINHAR E CURTIR À NATUREZA ( Turismo Potiguar )

Verde »

Marcela Cavalcanti


Parque das Dunas

O Parque Estadual das Dunas de Natal Jornalista Luiz Maria Alves, mais conhecido como Parque das Dunas ou Bosque dos Namorados, é uma reserva de 1.172 hectares com mais de 1300 árvores, que representa 50 espécies nativas da Mata Atlântica. O parque fica localizado na Avenida Alexandrino de Alencar, em Tirol. A infra-estrutura do local permite várias alternativas de lazer para as crianças e entretenimento para os adultos.

Entre os atrativos, estão as trilhas que se dividem em três níveis de dificuldade:

Trilha Perobinha: Possui extensão de 800 metros e duração de 40 minutos. É recomendada para crianças a partir de 5 anos de idade e adultos sedentários.

Trilha Peroba: Possui percurso de 2.400 metros e duração aproximada de 1 hora e 30 minutos. É recomendada para adolescentes e adultos.

Trilha Ubaia-Doce: Possui extensão de 4.400 metros e duração de 2 horas e 30 minutos. É recomendada para pessoas com bom preparo físico.


Parque da Cidade

O Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, ou simplesmente Parque da Cidade, é um parque urbano de Natal, localizado entre os bairros de Candelária, Cidade Nova e Pitimbu, ocupando 64 hectares. Seu nome é em homenagem a Nivaldo Monte, bispo brasileiro e arcebispo da cidade.

O parque é a primeira Unidade de Conservação Municipal objetivando preservar uma das principais áreas de recarga de água subterrânea da capital potiguar, constituindo uma das mais belas paisagens dunares do Rio Grande do Norte.


Reserva Florestal da Mata Estrela

Localizada em Baía Formosa, a Mata Estrela é considerada patrimônio da humanidade e reconhecida pelo Ibama como Reserva Particular do Patrimônio Natural. Possui área de 2.039 ha de Mata Atlântica ainda preservada. Para conhecer a mata a dica é ir acompanhado de um guia local e de buggy já que as proporções da mata são enormes.

Percorrer as trilhas da Mata da Estrela é uma ótima experiência, devido à variedade de plantas e bichos do local, como o "Pau que Ronca", nome de uma espécie nativa que tem propriedades sonoras, a Amescla, uma planta que exala um ótimo cheiro e tem propriedades medicinais. Na Mata da Estrela encontra-se uma grande variedade de espécies florísticas nativas onde chamam a atenção dos visitantes as gameleiras, pelo seu porte, e uma bela mancha nativa de pau-brasil.

A Mata Estrela é que abriga a famosa Lagoa Araraquara, também conhecida de Lagoa da Coca-Cola graças as suas águas de cor escura, fruto da pigmentação das raízes das árvores e a composição química do solo rico em iodo e ferro.

FONTE: Diário de Natal/Online

Nenhum comentário: