quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

SECA: DEZEMBRO VAI TERMINANDO SEM SINAIS DE CHUVA E PREVISÕES DE CHUVA PARA O PRÓXIMO ANO NÃO SÃO FAVORÁVEIS ( Informativo Meteorológico )

19 de dezembro de 2012

DEZEMBRO VAI TERMINANDO SEM SINAIS DE CHUVAS E PREVISÕES DE INVERNO PARA O PRÓXIMO ANO NÃO SÃO FAVORÁVEIS.


Com o mês de dezembro indo embora, sem sinais de chuvas, as previsões para o período de janeiro a março de 2013 terá um regime de chuvas “entre normal e abaixo do normal”. Esse foi a conclusão de meteorologistas de vários estados, reunidos desde o início da semana em Campina Grande, acerca dos primeiro trimestre do próximo ano.

A reunião faz parte de uma série de encontros periódicos entre meteorologistas, pesquisadores e técnicos acerca da previsão climática para o semi-árido. Segundo o meteorologista da Emparn, Gilmar Bristot, os dados utilizados no estudo são de novembro, o que implica na possibilidade de haver mudanças nesse panorama.

Segundo o meteorologista, a previsão ainda carrega muitas dúvidas. Isso porque os dados utilizados no estudo são de novembro, o que implica na possibilidade de haver mudanças. O prognóstico negativo foi obtido a partir de análises de dados da atmosfera e dos oceanos. De acordo com Bristot, o Oceano Atlântico Norte está “aquecido”. Essa variável aponta para um período chuvoso desfavorável.
Por conta dessas questões, a previsão realizada até agora “carrega muitas dúvidas”. Caso ela se confirme, a tendência é que chova entre 70 milímetros e 100 milímetros em janeiro e fevereiro. O período de chuvas da região mais afetada pela seca, por sua vez, começa, em anos normais, em março. É nessa época que os índices pluviométricos são maiores.
Em anos de bom inverno para a região do Semi-árido potiguar, a estimativa é de que os pluviômetros marquem entre 600 a 700 mililitros e, para a região do Alto Oeste potiguar, a marca pode atingir 750 mililitros.

FONTE: Tribuna do Norte 

OBSERVAÇÃO:

    Há pelo menos uns 20 anos que venho fazendo as minhas "observações meteorológicas", e tenho constatado que a natureza está cada vez "mais misteriosa", e que apesar do avanço tecnológico conquistado pelo homem e do conhecimento adquirido,  não o permitem decifrar os "seus segredos".
Ou seja, entra ano e sai ano, e tanto o "pessoal da meteorologia", como também,  os "profetas populares' não acertam ás suas previsões com 100%...
     Noto que o pessoal da EMPARN está com uma certa cautela em divulgar a previsão para o "inverno 2013", todavia que a previsão divulgada para este ano não se concretizou.
     Em relação aos "profetas populares", andei conversando com alguns daqui da minha região e o que apurei foi que os mesmos continuam com as "mesmas conversas".
     Uns dizem que em 2013 teremos um bom inverno, no entanto, outros disseram-me que não teremos boas chuvas... e que o ano será sêco.
Resumindo, estão com as mesmas "dúvidas" de sempre.

Portanto, o melhor mesmo, será esperar... e torcer para que tenhamos um bom inverno e o fantasma de uma nova sêca, "voe" para bem longe.

Atenciosamente,
Dean Carvalho

Nenhum comentário: