sábado, 1 de dezembro de 2012

VEJA COMO CONSTRUIR UM SILO DE VARAS ( Alternativas/Semi-árido/Criação Animal ) )

     "Desde tempos imemoriais que o agricultor do semi-árido nordestino sofre com a falta de forragem para alimentar o seu rebanho no período seco do ano.
     Tudo isso ocorre,  por que o mesmo nunca se preocupa (ou) em armazenar (ou estocar ) a forragem que é abundante no período "invernoso"... 
      No entanto, se todos tivessem a idéia de construir o SILO DE VARAS  na sua propriedade, creio que a situação melhoraria um pouco mais."
Dean Carvalho



Silo de varas
Edição 257 - Mar/07 
 
Apesar de ser um método bastante conhecido, o uso de silos para estocar forragem é pouco utilizado. Pequenos e médios pecuaristas de todo o país reclamam dos altos custos para adotar essa tecnologia: falta dinheiro para a compra de máquinas ensiladeiras e também para pagar a mão-de-obra necessária que se ocupa desde o corte do material, o transporte do local do plantio até o silo e o preenchimento desse equipamento.
Para baratear essa técnica de armazenagem, a Embrapa Semi-Árido criou o silo-de-varas. Totalmente feito de madeira e forrado com lona plástica, o modelo é uma adaptação mais vantajosa do silo trincheira, pois não danifica o terreno com escavações. Além disso, pode ser móvel, o que facilita o transporte da forrageira ao construí-lo o mais próximo possível do local de produção.
Segundo o pesquisador da Embrapa, Luiz Gustavo Pereira, uma outra vantagem é que as laterais desse tipo de silo permitem melhor compactação da forragem e aumentam a capacidade de armazenamento. "As varas servem de proteção para que não ocorra a entrada de animais", afirma. Um cuidado que o produtor deve tomar é sempre retirar a forragem por um dos lados menores do silo e fechá-lo rapidamente para evitar o ressecamento do material restante.
O silo que ensinamos construir pode armazenar 13 toneladas de material sólido, aproximadamente, e tem custo médio de 150 reais. A lona utilizada deve ser trocada a cada ano. O produtor pode criar silos de diversos tamanhos, dependendo da necessidade alimentar o seu rebanho.
Mais Informações: Embrapa Semi-Árido, BR 428, Km 152, Zona rural. Caixa Postal 23, CEP: 56302-970, Petrolina, PE, Tel. (87) 3862-1711, www.cpatsa.embrapa.br cpatsa@cpatsa.embrapa.br

VEJA COMO CONSTRUIR UM SILO DE VARAS:

Técnica de armazenamento de alimento evita escavações no terreno


Materiais
A lista abaixo é para a montagem de um silo de três metros de comprimento por dois metros de largura e 1,50 metro de altura:
10 estacas de madeira de eucalipto com 1,80 metro de comprimento e 15 centímetros de diâmetro. O uso do eucalipto é apenas uma sugestão. Escolha um material resistente e disponível em sua região para baratear os custos;
12 varas de madeira com seis metros de comprimento e cinco centímetros de espessura, aproximadamente;
12 varas de madeira com dois metros de comprimento e cinco centímetros de espessura, aproximadamente;
1 rolo de arame ou corda, Também podem ser utilizados fibras de caroá ou barbante;
10 metros quadrados de lona plástica.
1 • Enterre as estacas no solo a uma profundidade de 30 centímetros e à distância de um metro entre cada uma, fazendo um retângulo de três metros de comprimento por dois metros de largura.
2 •
Pegue uma ripa de madeira de seis metros de comprimento e amarre de forma trançada em "x", aproximadamente a cinco centímetros do topo das estacas laterais. Repita este procedimento, colocando a próxima ripa a uma distância de 20 centímetros abaixo da primeira e assim sucessivamente.
3 •
No fundo do silo, prenda as ripas de madeira de dois metros de comprimento da mesma maneira que foi feito no passo dois, deixando sempre uma distância de 20 centímetros entre cada uma.
4 •
Antes de fazer o lado frontal do silo, revista as paredes internas com a lona plástica para evitar a entrada de ar na silagem. Preencha todo o espaço com a forrageira a ser estocada até ficar a uma altura de 80 centímetros acima das estacas.
5 •
Construa o lado frontal do silo da mesma maneira como foi feito o fundo. Proteja-o também com a lona. Cubra o silo com o plástico que sobrou, fazendo com que as bordas do material transpassem o forro das paredes para evitar a entrada de água.

DICA:
Faça um dreno ao redor do silo para captar e desviar a água da chuva que escorre sobre o plástico da cobertura. Isto evita que água infiltre para baixo do silo e estrague o material ensilado.


OOBSERVAÇÃO:
No caso de você residir na Caatinga Nordestina, você poderá utilizar a madeira que o mesmo dispõe na sua região. 
Exemplo: Vara de Marmeleiro, estaca de jurema,etc.



FONTE: Revista Globo Rural
FONTE: Explorador do Sertão


Nenhum comentário: